22.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Expresso Turístico é opção para ir à Festa do Akimatsuri em Mogi das Cruzes

Que tal conhecer um pouquinho da cultura japonesa em uma cidade histórica e a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50? Essa é a proposta da CPTM para o sábado do dia 8 de abril, quando a cidade de Mogi das Cruzes recebe a maior festa japonesa da região, o Akimatsuri.

A palavra, de origem japonesa, significa Festival de Outono (Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festival). A festa é uma forma dos descendentes de japoneses manterem viva a tradição de seus antepassados, que faziam oferendas aos deuses para agradecer pela colheita e bem-estar das pessoas. A celebração existe em Mogi das Cruzes desde 1986.

Para quem quiser aproveitar o festival para fazer uma viagem histórica, o embarque do Expresso Turístico-Mogi será na Estação da Luz, a partir das 8h e o trem parte às 8h30.

O Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas, percorrendo um trajeto de 50 quilômetros entre a capital e Mogi das Cruzes, em cerca de uma hora e meia. Durante o trajeto, os turistas recebem informações sobre a história da ferrovia e dos bairros por onde o trem passa. A viagem é feita em uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.

Após o desembarque, os visitantes poderão conhecer as plantações de caqui da região, além da famosa festa da colônia japonesa. Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até a Estação Estudantes, local de desembarque. Os roteiros complementares são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais. Informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo do município.

Expresso Turístico

Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para o embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40.

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Lembrando que os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens. Os interessados podem obter mais informações e conferir a abertura de novas datas para viagens no site: http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx​.

Serviço:

Expresso Turístico – Mogi das Cruzes
Data: sábado, 8 de abril
Embarque: às 8h na plataforma 4 da Estação da Luz
Retorno: às 16h30 na plataforma da Estação Estudantes

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS