20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Aprimorar comunicação com passageiros por aplicativo foi o tema vencedor da 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra

O grupo Sales Soluções foi o vencedor da 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra e como prêmio apresentará seu trabalho na Hackatona internacional a ser realizada durante o Congresso Mundial da UITP, em maio próximo, em Montreal, Canadá. A equipe vencedora foi anunciada nesta quinta-feira (23), na 4ª Semana UITP (União Internacional do Transporte Público) América Latina que está discutindo até amanhã (24), na capital paulista, as melhores práticas globais no setor de mobilidade. O encontro reúne operadores, profissionais e autoridades de diversos países.

O desafio apresentado pelo grupo Sales Soluções, dos irmãos Gustavo Sales e Matheus Sales, na maratona realizada no último final de semana na sede da EMTU, em São Bernardo do Campo, durante 34 horas ininterruptas, foi o aprimoramento das informações para os clientes dos serviços com base na comunicação entre os usuários por meio de aplicativo. Dentre as funcionalidades estão registrar reclamações das linhas de ônibus, relatar problemas em tempo real para as empresas fazerem intervenções rápidas e compartihar as informações com os demais usuários.

Durante a apresentação, o grupo citou diversas funcionalidades do projeto: “Compartilhar informações do transporte coletivo para os usuários em tempo real, informar o que está acontecendo de imediato, se o ônibus está atrasado, se está lotado, a conduta do motorista, valor da tarifa e informações do passe livre. O usuário poderá enviar fotos em tempo real, informando o estado dos ônibus, compartilhando sua experiência. Poderá selecionar as linhas em que está interessado em saber maiores informações, sem precisar perder tempo com uma ligação telefônica para as empresas. Os usuários poderão realizar troca de informações, uma espécie de perguntas e respostas, utilizando a plataforma”.

A Hackatona Metropolitana EMTU-Metra, 26ª realizada e a primeira no Brasil dedicada ao transporte público metropolitano, teve como tema “O Transporte Público Sustentável e Acessível Como Centro das Soluções de Mobilidade Multimodal” e contou com apoio da União Internacional do Transporte Público (UITP) e da Fundação Youth for Public Transport (Y4PT).

Foto: Reprodução/EMTU

Além de enviar representantes para demonstrar o trabalho no Canadá, o grupo vencedor e as outras duas equipes semifinalistas, formadas por engenheiros, programadores e estudantes, terão a oportunidade de desenvolver uma incubadora (startup) para trabalhar as suas propostas durante o período de seis meses na sede da EMTU, com base nos dados de gestão e planejamento fornecidos e apoio dos técnicos e especialistas da empresa, que foram os mentores dos grupos no evento.

Os outros dois semifinalistas que desenvolverão seus trabalhos na sede da EMTU, em São Bernardo do Campo são:

Grupo Computer Society que propôs o desafio para a automatização da roteirização do Serviço Especial Ligado, utilizado para transportar crianças com mobilidade reduzida, um serviço porta a porta da residência para a escola e vice-versa, o projeto foi batizado de “Melhor Caminho”.

Top Dow que apresentou o desafio em vários aspectos do serviço como o uso do celular em substituição aos cartões eletrônicos para o pagamento das tarifas, compra de passagens e informações, por meio de geolocalização, para otimizar a distribuição dos passageiros no sistema. Durante a apresentação, o grupo também citou as funcionalidades do projeto: “Às vezes quando vamos para a escola, não encontramos o cartão de transporte, então ter uma ferramenta no aplicativo para substituir quando acontecer estes casos. Saber se os próximos ônibus em um determinado horário estão vindo lotados, enviar fotos do interior do coletivo para saber a situação em tempo real, pode ter a opção de carregar o crédito do cartão transporte e usar o sistema QR Code para o pagamento da passagem, além de visualizar o saldo”.

Histórico da Premiação da 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra realizada no dia 23/03

10h – Introdução da Premiação.

16h03 – Apresentação do grupo Computer Society.

16h14 – Apresentação do segundo grupo Sales Soluções.

16h23 – Grupo Top Dow apresenta projeto da Hackatona Metropolitana na UITP.

16h39 – Jurados avaliando as equipes.

16h46 – Imagens das apresentações.

17h26 – Anúncio do vencedor da 1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra.

17h41 – Premiações dos finalistas.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS