20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

1ª Hackatona Metropolitana EMTU-Metra

Nos dias 18 e 19 de março a sede da EMTU no bairro Planalto, em São Bernardo do Campo, vai abrigar uma verdadeira maratona em que grupos de programadores, designers ou técnicos das áreas de inovação e tecnologia vão se reunir durante um fim de semana inteiro. O objetivo é desenvolver, em 34 horas ininterruptas, propostas de solução para um determinado problema de mobilidade.

A Hackatona Metropolitana EMTU-Metra, 26ª realizada e a primeira no Brasil dedicada ao transporte público metropolitano, terá como tema “O Transporte Público Sustentável e Acessível Como Centro das Soluções de Mobilidade Multimodal”. Conta com apoio da União Internacional do Transporte Público (UITP) e da Fundação Youth for Public Transport (Y4PT).

Algumas categorias são consideradas obrigatórias e devem ser desenvolvidas na Hackatona de São Paulo, de acordo com os parâmetros da União Internacional do Transporte Público: principal desafio do transporte local; promoção do transporte público; e mobilidade saudável. Estima-se a participação de 50 pessoas, divididas em grupos de três a cinco integrantes maiores de 18 anos (único pré-requisito).

Inscrição e regulamento

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente por meio do preenchimento de formulário publicado no link http://bit.ly/2m7YMG6; site da EMTU (www.emtu.sp.gov.br); Metra (www.metra.com.br); UITP (www.uitp.org.br); e Facebook (www.facebook.com/emtusp.oficial) até 13/03. O regulamento completo também está disponível nesses endereços ou no link http://ow.ly/c28u309G8Nq.

Três semifinalistas, escolhidos por uma comissão de profissionais da EMTU e da Metra, apresentarão suas propostas em 23 de março durante a Semana União Internacional do Transporte Público América Latina, que acontecerá no Centro Britânico Brasileiro, na capital paulista. Essas três equipes já terão um “prêmio” antecipado com a criação de uma incubadora (startup) por um período de até seis meses. Será permitido aos integrantes darem prosseguimento às ideias apresentadas dentro de um ambiente com a infraestrutura necessária a ser disponibilizada por técnicos da EMTU.

A escolha do grupo vencedor entre os três semifinalistas ocorrerá durante a Semana União Internacional do Transporte Público América Latina. O grupo ganhador nomeará um dos integrantes para participar da Hackatona Mundial, que acontecerá durante o Congresso Mundial da União Internacional do Transporte Público, entre 15 e 17 de maio em Montreal, no Canadá.

Dados disponibilizados

Os participantes desenvolverão seus projetos a partir de dados do transporte público metropolitano disponibilizados pela EMTU e pela concessionária Metra.

Profissionais das duas empresas serão os mentores das equipes durante o evento, realizando também um trabalho preparatório para fornecer conteúdo introdutório e auxiliar no manuseio dos dados. Essa interação proporcionará uma troca de experiências entre pessoas especializadas em transporte público e a visão de jovens de fora do segmento.

Afinal, o que é uma Hackatona?

“Hackatona” (vocábulo que mistura as palavras hacker e maratona) é uma atividade intensiva onde um conjunto de pessoas (programadores, designers, técnicos etc) da área de inovação e tecnologia se reúnem intensivamente com o objetivo de desenvolver em curto espaço de tempo uma solução ou proposta de solução para um problema de mobilidade específico proposto.

A meta é entregar um protótipo, ou uma prova de conceito de uma possível solução. Não se espera que o resultado seja o produto ou sistema concluído, mas que ele contenha as características principais que permitam comprovar sua aplicação prática.

Ao término do período proposto o resultado desenvolvido é apresentado a uma comissão julgadora e aos demais participantes. São escolhidas as melhores soluções para premiação ou para o apoio à continuidade do projeto.

É comum que não se aceitem soluções completas ou parcialmente pré-desenvolvidas, permitindo assim que a realização aconteça ao longo do evento. Recursos chaves como dados e internet são oferecidos aos participantes, e o resultado final pode ser disponibilizado para a comunidade.

EMTU e Metra

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba/Litoral Norte. As cinco áreas somam 133 municípios.

A concessionária Metra, empresa do Grupo Auto Viação ABC, opera 13 linhas metropolitanas no Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) e em sua extensão Diadema-Brooklin.

Serviço:

1ª Hackatona Metropolitana da EMTU-Metra
Data: 18 e 19/03
Horário: das 8h de sábado (18) às 18h de domingo (19)
Local: Sede da EMTU em São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Joaquim Casemiro, nº 290, Bairro Planalto

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS