Três startups disputam o mercado de compartilhamento de bicicletas na China. Símbolo do país antes da reforma econômica, o meio de transporte está se popularizando novamente devido ao surgimento das empresas Mobike, Ofo e Bluegogo.
Em 2016 elas colocaram dezenas de milhares de bikes pelas ruas chinesas, oferecendo tecnologia e facilidade aos usuários de seus aplicativos. A Bluegogo colocou 70 mil unidades em três cidades em apenas um mês.
Normalmente, as plataformas de compartilhamento de bicicleta funcionam assim: o usuário encontra a estação com as bicicletas, passa o cartão de crédito, sai pedalando e devolve a bicicleta na estação mais próxima de seu destino. Há cerca de 600 empresas que oferecem esse serviço no mundo.
A inovação oferecida pelas startups chinesas, é que elas não têm nenhuma estação. As bicicletas ficam em lugares diferentes, mas são conectadas via GPS, sendo possível localizar a bicicleta que está mais próxima do usuário.
Ao encontrar a bicicleta, basca escanear o código QR para desbloqueá-la. A devolução pode ser feita em qualquer lugar. O pagamento também é feito pelo aplicativo, que também calcula a distância percorrida e a quantidade de calorias queimada.