A cidade de São Paulo foi anunciada, nesta segunda-feira (9), como uma das escolhidas para participar da Bloomberg Aspen Initiative on Cities and Autonomous Vehicles (Iniciativa Bloomberg Aspen sobre Cidades e Veículos Autônomos). Durante videoconferência no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, divulgou cinco novas localidades que farão parte do projeto, sendo uma delas a capital paulista.
“Entender os mecanismos de regulação sobre os veículos autônomos será fundamental para que as cidades tenham proeminência e ascendência na edição de regras sobre essa nova e revolucionária tecnologia. São Paulo, cidade do mundo, participará desse esforço para colaborar com a regulação do carro autônomo”, afirma o Secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Tecnologia que vem sendo testada por várias empresas, os veículos autônomos são carros que se dirigem sozinhos, usando computadores para interpretar dados enviados por radares e sensores, que informam o trânsito ao redor. A ideia é utilizar isso futuramente para que os motoristas possam aproveitar o tempo de trajeto para fazerem outras atividades que não dirigir, enquanto o carro funciona numa espécie de piloto automático.
“Estamos tentando coletar informações para as cidades sobre o que está acontecendo nas ruas que elas controlam”, disse Michael Bloomberg. “Então, elas precisam estar atualizadas sobre as novas tecnologias que estão chegando e como isso afetará o trânsito nessas cidades, assim podem se preparar para quando a necessidade surgir”, completou.
Além de São Paulo, foram anunciadas para participar da Iniciativa as cidades de Helsinki (Finlândia), Londres (Inglaterra), Tel Aviv (Israel) e Washington (Estados Unidos). Elas se juntarão às cinco cidades anunciadas em outubro passado: Austin, Los Angeles e Nashville (Estados Unidos); Buenos Aires (Argentina) e Paris (França).