Peru, Japão, Austrália e Lituânia são tema de exposições na Linha 4-Amarela

62
Foto: Divulgação

A partir de 1º fevereiro, os passageiros da Linha 4-Amarela vão conhecer um pouco da história do Peru, Japão, Austrália e Lituânia por meio do “Programa Consulados”, parceria com os consulados destes países.

Uma série de exposições percorre as sete estações da linha e mostra a diversidade cultural, a tradição dos povos e natureza destas regiões. O objetivo é incentivar o intercâmbio de informações e a diversidade étnica em uma cidade multicultural como São Paulo.

Peru

Vinte painéis apresentam fotos de objetos em metal, tecelagem e cerâmica encontrados por arqueólogos durante uma escavação realizada na região norte do país, em 1987. As peças mostram a complexidade das culturas pré-colombianas, por meio da organização social e da tecnologia aplicada ao uso de materiais.

Durante a escavação também foi descoberta a tumba intacta de um governante, que ficou conhecido como Sr. Sipán, representante da cultura Mochica, que se desenvolveu entre os anos 100 e 700 d.C.

Programação:

– De 1º a 28 de fevereiro – Estação Paulista
– De 1º a 30 de março – Estação Fradique Coutinho
– De 3 a 28 de abril – Estação Luz

Japão

A tradição japonesa de confeccionar e distribuir calendários será exibida ao público. Os painéis trazem imagens de calendários reunidas pelo Consulado do Japão no Brasil, bem como curiosidades relacionadas a dias do ano considerados importantes para tomar decisões, pois os japoneses os associam a boa ou má sorte.

Programação:

– 1º a 28 de fevereiro – Estação Luz

Austrália

A diversidade natural, cultural e social da Austrália é o tema dessa exposição. As fotografias retratam paisagens e tradições do país que possui uma população tipicamente mista, no qual mais de 30% do povo é constituído de imigrantes ou descendentes de pessoas de outros países.

Programação:

– De 1º a 30 de março – Estação Paulista

Lituânia

A exposição traz fotos sobre a imigração lituana ao Brasil, iniciada em 1926 quando 45 mil lituanos vieram para o país. Hoje, as 3ª e 4ª gerações mantêm vivas muitas tradições. As fotografias foram feitas em eventos da comunidade em 2015 e 2016 e mostram apresentações de dança e musicais.

A comunidade lituana no Brasil está localizada no bairro da Vila Zelina, Zona Leste da cidade de São Paulo.

Programação:

– De 1º a 28 de fevereiro – Estação Paulista
– De 1º a 30 de março – Estação Luz
– De 3 a 28 de abril – Estação Faria Lima

Deixe seu comentário