Passageiros que circulam pelas estações São Caetano e Santo André da Linha 10-Turquesa da CPTM foram surpreendidos, nesta semana, com um aviso sobre o fechamento de um dos dois acessos disponíveis para entrada na estação e com a restrição de horário para uso do túnel, respectivamente.
SÃO CAETANO
Passageiros que circulam pela Estação São Caetano foram surpreendidos, nesta semana, com um aviso sobre o fechamento do acesso localizado na Rua Perrela para embarque de passageiros. A companhia colocou um cartaz na entrada do acesso, informando que o embarque dos passageiros passou a ser feito, desde quinta-feira (5), pela Rua Serafim Constantino, no entanto, o aviso não informa a justificativa.
Para chegar até a plataforma de embarque é necessário descer 25 degraus e percorrer um túnel que leva até o acesso disponível na Rua Serafim Constantino, o trajeto não é acessível para a circulação de pessoas com mobilidade reduzida, de cadeirantes e de pessoas com carrinhos de bebês. Há alguns anos atrás tentaram fechar o acesso na Rua Perrela, porém a população se mobilizou com a ajuda de políticos para impedir o fechamento. Sem contar que são comuns os alagamentos dentro do túnel quando a região da estação é atingida pelas fortes chuvas, além da falta de segurança para passar pelo local à noite, por ser deserto.
SANTO ANDRÉ
Na Estação Santo André, o acesso pelo túnel, entre os terminais Leste e Oeste da EMTU, passou a funcionar apenas entre 6h30 e 14h, antes ficava aberto até às 22h45. Contudo, os passageiros serão obrigados a utilizar a entrada da Rua Itambé, tendo que sair para o lado externo do terminal e atravessar a rua, os passageiros terão que dar uma volta grande e correr o risco de perderem o trem.
Relato de uma passageira que utiliza a Estação Santo André diariamente: “Fiquei indignada ao saber que a entrada do trem no túnel da EMTU vai funcionar das 6h30 às 14h, é um verdadeiro absurdo isso, é tão mais prático pra embarcar ali, agora tem que dar toda volta naquele terminal perigoso, correndo risco de assalto, não gostei e tenho certeza que muita gente também não vai gostar dessa ideia”.
EXPLICAÇÕES
A CPTM alega que a baixa demanda do acesso da Rua Perrela na Estação São Caetano motivou o fechamento. Sobre a falta de acessibilidade para fazer o trajeto ao acesso da Rua Serafim Constantino, a companhia afirmou para o jornal Diário do Grande ABC que os funcionários estão orientados a liberar a entrada de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida pela Rua Perrela.
Na Estação Santo André, a companhia relata que o maior fluxo de passageiros que utilizam o acesso pelo túnel está concentrado no período da manhã. Após esse horário, o trecho ficará aberto apenas para a saída dos passageiros.
DENÚNCIA
O coletivo Diário da CPTM apurou que a falta de funcionários da CPTM e terceirizados, é o motivo do fechamento dos acessos em ambas as estações da Linha 10-Turquesa, pois a companhia e as empresas terceirizadas não tem recursos financeiros para o pagamento de horas extras e a presença de seguranças no local. A companhia quando questionada há alguns dias no Twitter sobre o motivo do fechamento apenas se limitou a dizer: “É uma readequação operacional junto a bilheteria e linha de bloqueios do referido acesso”.
Para os acessos não serem fechados de forma definitiva, sugerimos que os usuários pressionem a companhia para rever esta decisão e registre uma reclamação ligando no telefone 0800 055 0121, no site http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx ou enviando um email para usuario@cptm.sp.gov.br