Rodovia dos Tamoios terá primeiro verão com pedágios, mas mantém serra sem iluminação

Única estrada sob gestão privada com expectativa de registrar maior fluxo de veículos tanto no Natal quanto no Ano Novo, a Tamoios terá seu primeiro verão com pagamento de pedágio.

Desde o mês de julho, duas praças de pedágio já estão em funcionamento, e o custo para ir de São José dos Campos até Caraguatatuba é de R$ 9,70 – valor igual ao do trajeto de retorno.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Apesar disso, o motorista continua enfrentando antigos problemas, que a concessionária Tamoios havia se comprometido contratualmente a resolver antes de implementar a cobrança.

    O principal deles é a falta de iluminação elétrica no trecho de serra da rodovia. Por supressão de vegetação nativa sem autorização, as obras de instalação de postes e luminárias chegaram a ser embargadas neste ano pela Fundação Florestal do Estado.

    As intervenções agora prosseguem. Na semana passada equipes trabalhavam em caminhões e interditavam uma das pistas em trecho repleto de curvas, aumentando os riscos de acidentes para os motoristas nos dois sentidos.

    O estado das obras era bastante desigual: havia postes com luminárias e fiação já instaladas, outros com fiação mas sem luminárias e locais apenas com postes prontos. O trecho de serra, especialmente do km 60 ao km 64, logo depois do pedágio de Paraibuna, tem volume intenso de obras, levando a desvios nas pistas e interdições.

    A concessionária, que assumiu a estrada em abril de 2015, se comprometeu a concluir as obras de duplicação desse trecho de serra até 2020, por um custo estimado de R$ 2,8 bilhões. Além dessa duplicação, a concessionária também promove obras de melhorias na rodovia já existente.

    Diversas passarelas para pedestres estão em construção ao longo do trajeto até o litoral, placas de sinalização e avisos na pista foram instalados ou repintados, e havia intervenções em curso para a contenção de encostas.

    Quem faz o percurso entre São Paulo e Caraguatatuba com regularidade avalia que, no estágio atual, as obras poderiam levar a um cenário de longos congestionamentos nos feriados por vir.

    A concessionária Tamoios informa que as obras no trecho de serra serão interrompidas até o dia 9 de janeiro para não impactar a fluidez do tráfego. Sobre a iluminação no trecho de serra, afirma aguardar uma última liberação dos órgãos ambientais para os próximos dias, e, caso isso se confirme, espera ligar a rede em fevereiro de 2017.

    * Com informações do jornal Folha de São Paulo

    Deixe um comentário