22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Sonhar o Mundo: Museus do Governo de São Paulo têm programação especial sobre Direitos Humanos em dezembro

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), os Museus do Governo do Estado de São Paulo se mobilizam pelo segundo ano consecutivo para realizar a ação Sonhar o Mundo. Com o tema Enfrentando nossos preconceitos, a iniciativa ocorre de 5 a 11 de dezembro, trazendo uma programação diversificada com palestras, bate-papo, exposição, filmes e intervenções para conscientizar e sensibilizar as pessoas e contribuir com o respeito à diversidade cultural e combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

Participam diretamente da ação os cinco museus cujos temas estão relacionados aos Direitos Humanos: Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil e Museu da Imigração. Todos os demais museus da Secretaria da Cultura também se engajam na divulgação do tema via redes sociais, e alguns com programações adicionais. No total, a Secretaria mantém 19 instituições museológicas.

Entre os destaques da programação cultural dos cinco museus ao longo da semana de 5 a 11 de dezembro está a exposição Direitos Imigrantes: nenhum a menos, em cartaz no Museu da Imigração; no Museu Afro Brasil o público poderá conferir a visita temática Sonhar o mundo sem racismo, que enfatiza as relações entre direitos humanos e o enfrentamento do preconceito e do racismo (11 de dezembro ); o Museu Índia Vanuíre (em Tupã) fará a exibição do documentário Nossas Terras, da série Índios no Brasil, que aborda os problemas na demarcação de terras indígenas (7 e 8 de dezembro); de 5 a 11 de dezembro o Memorial da Resistência fará a pintura coletiva do mural Política e Diversidade, intervenção sob a coordenação do artista plástico Daniel Melim que envolverá vários artistas, comunidades e entidades sociais; já o Museu da Diversidade Sexual, no dia 10, em parceria com a Comissão da Diversidade Sexual e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) São Paulo, fará atendimentos ao público para esclarecimentos sobre direitos LGBT e encaminhamento para rede de proteção pública de Direitos Humanos.

Acompanhe a programação completa no hotsite criado especialmente para a campanha http://www.cultura.sp.gov.br/sonharomundo/index.html e pela plataforma SP Estado da Cultura, que reúne eventos em todo o estado – http://estadodacultura.sp.gov.br ou nas redes sociais através das hashtags #sonharomundo e #Xôpreconceito.

Sobre o Sonhar o Mundo

Realizada pela primeira vez em 2015, a campanha “Sonhar o Mundo” busca articular os museus da Secretaria da Cultura em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais.

Exposições, debates, visitas educativas e uma oficina de arpillera, técnica coletiva chilena de bordado da qual participaram convidados ligados aos movimentos sociais relacionados aos temas de cada museu – comunidades indígenas, comunidades dos novos movimentos migratórios, ex-presos políticos e movimento LGBT – buscaram provocar a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS