Motoristas de São Paulo que trafegarem em faixas de ônibus em feriados não serão mais multados, conforme portaria publicada no Diário Oficial da cidade desta terça-feira (4), quando entrou em vigor. Até então, os condutores eram proibidos de circular nos dias de semana fosse ou não feriado.
Para os táxis, o que muda é que poderão circular sem passageiros nos corredores de ônibus das 20h às 6h em dias de semana e em todos os horários nos finais de semana e feriados. Até então, a permissão só valia para veículos com passageiros.
Na portaria, a prefeitura também renovou a autorização para carros de passeio circularem nos corredores de ônibus das 23h às 4h nos dias úteis e a partir das 15h de sábado até as 4h de segunda-feira. Nos feriados, os corredores também estão liberados para os carros.
Com relação aos locais com liberação para o tráfego, a Secretaria Municipal de Transportes, sob a gestão Fernando Haddad disse que incluiu o corredor Cupecê.
De acordo com o site Mobilidade Segura, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que mapeia as infrações de trânsito cometidas na cidade, entre janeiro e junho foram aplicadas quase 500 mil infrações a motoristas que invadiram vias exclusivas para ônibus. Em todo o ano de 2015, o número chegou a cerca de 300 mil.
Informações: Folha de São Paulo