Passageiros podem realizar testes rápidos de hepatite C no Terminal Metropolitano Diadema

116
Terminal Diadema da EMTU
Foto: Wikipedia

Amanhã, terça-feira, 06/09, os usuários do Corredor Metropolitano ABD terão oportunidade de fazer um teste rápido para a hepatite C até as 16 horas, no Terminal Diadema. Em agosto, de 700 testes feitos no Terminal Metropolitano Jabaquara foram detectadas 11 pessoas com o vírus HCV. Esta é uma campanha de saúde promovida pela EMTU/SP em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH) que tem o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente esta doença silenciosa e que pode levar à morte.

Precaução

A estimativa é de que mais de 3 milhões de pessoas têm a doença no país e muitas outras não sabem que a tem. A hepatite C leva anos para se manifestar, mas o contágio é imediato, de acordo com Associação Brasileira de Portadores de Hepatites. A transmissão ocorre por via sanguínea, através de corte ou ferida. Também pode ocorrer na partilha de seringas ou lâminas, alicates de unha de uso comum nos salões de beleza e relação sexual sem proteção.

Por não apresentar qualquer sintoma, quando a doença é descoberta pode estar em estado avançado, sendo necessário o transplante de fígado. Por isso a importância da precaução para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado conforme o estágio da hepatite.

Testes

O resultado do teste aplicado por agente da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites fica disponível após cinco minutos. Se positivo, a pessoa receberá as orientações para o início do tratamento.

Serviço

Data: 06/09
Horário: 09h às 16h
Local: Terminal Metropolitano Diadema
Av. Conceição, s/nº – Parque Mamede – Diadema

Deixe seu comentário