A chatice do “anda e para” no trânsito é pior para quem mora em São Paulo. A cidade é líder do Brasil, onde os motoristas param 22,8 mil vezes por ano no trânsito, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira (21) pela Castrol e TomTom, empresas ligadas ao transporte.
No último balanço, divulgado em 2013, a cidade marcava 22,9 mil. Além da melhora ser pequena, o número ficou acima da média mundial, que é de 18 mil paradas por ano.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Para Creso Peixoto, professor do curso de engenheira civil na Faculdade de Engenharia Industrial, o número elevado está relacionado “ao excesso de motorização e a dependência principalmente do carro” para se locomover na cidade.
O professor ainda avalia que é impossível a cidade acompanhar o crescimento da frota no município. “O entupimento de carros mostra que esse sistema não funciona. Há uma forte cultura do carro, mas nós temos que mudar o modo de entender transporte”, afirmou e destacou o transporte público e a bicicleta como alternativas de locomoção.
Cuidados com o carro
Fora o tempo que o brasileiro gasta no trânsito, o próprio carro também sofre. “Há um desgaste principalmente do sistema de embreagem e freio”, explica o professor da Faculdade de Engenharia Industrial, Roberto Bortolussi.
Para evitar um desgaste ainda maior, o professor indica “acelerar e tirar o pé da embreagem de maneira suave, para forçar menos o carro”. Além disso, se a pessoa já sai esperando pegar muito trânsito, “é importante checar a água do radiador e se preocupar com a troca do óleo”, disse.
Aplicativos
Moovit – http://moovitapp.com/pt-br
Coletivo – https://www.facebook.com/appcoletivo
Sem Carro – Para Android e iOS
MubMaps – http://www.mubmaps.com
* Com informações do Metro Jornal