São Paulo é a cidade do ‘anda e para’, diz estudo

A chatice do “anda e para” no trânsito é pior para quem mora em São Paulo. A cidade é líder do Brasil, onde os motoristas param 22,8 mil vezes por ano no trânsito, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira (21) pela Castrol e TomTom, empresas ligadas ao transporte.

No último balanço, divulgado em 2013, a cidade marcava 22,9 mil. Além da melhora ser pequena, o número ficou acima da média mundial, que é de 18 mil paradas por ano.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Para Creso Peixoto, professor do curso de engenheira civil na Faculdade de Engenharia Industrial, o número elevado está relacionado “ao excesso de motorização e a dependência principalmente do carro” para se locomover na cidade.

    O professor ainda avalia que é impossível a cidade acompanhar o crescimento da frota no município. “O entupimento de carros mostra que esse sistema não funciona. Há uma forte cultura do carro, mas nós temos que mudar o modo de entender transporte”, afirmou e destacou o transporte público e a bicicleta como alternativas de locomoção.

    Cuidados com o carro

    Fora o tempo que o brasileiro gasta no trânsito, o próprio carro também sofre. “Há um desgaste principalmente do sistema de embreagem e freio”, explica o professor da Faculdade de Engenharia Industrial, Roberto Bortolussi.

    Para evitar um desgaste ainda maior, o professor indica “acelerar e tirar o pé da embreagem de maneira suave, para forçar menos o carro”. Além disso, se a pessoa já sai esperando pegar muito trânsito, “é importante checar a água do radiador e se preocupar com a troca do óleo”, disse.

    Aplicativos

    Moovithttp://moovitapp.com/pt-br
    Coletivohttps://www.facebook.com/appcoletivo
    Sem Carro – Para Android e iOS
    MubMapshttp://www.mubmaps.com

    * Com informações do Metro Jornal

    Deixe um comentário