O projeto Corredor Verde, que previa a instalação de uma cobertura vegetal permanente nos prédios vizinhos ao Minhocão – na região central, será inaugurado neste fim de semana.
A previsão é de que dez jardins estejam prontos até o final de 2016. Após a conclusão dos trabalhos, o Minhocão será o primeiro corredor verde do mundo. Até este sábado cinco jardins estavam prontos e dois estavam em execução.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Cada jardim vertical é projetado por um artista plástico diferente. “A instalação dialoga com a memória visual do centro da cidade e propõe uma contemplação da natureza no centro caótico”, explica a artista plástica Renata Debonis.
As instalações pretendem revitalizar umas das áreas mais degradadas da cidade e além do impacto visual na paisagem, os jardins proporcionam outros benefícios, de acordo com o paisagista Guil Blanche.
“Essas instalações reduzem drasticamente a poluição no seu entorno, ajudam a reduzir o calor na cidade e também reduzem a propagação do barulho. O Corredor Verde pretende melhorar ambientalmente a cidade”, explicou Guil Blanche.
A instalação da cobertura não é realizada aleatoriamente. Ela exige técnica e planejamento, como a avaliação da incidência de luz nas faixadas dos edifícios e os tipos de plantas que melhor se adaptam aos locais.
O evento de lançamento do Corredor Verde começa às 14h de domingo (11), com uma caminhada a partir da Rua da Consolação, debates sobre a recuperação do Minhocão e a exibição de um vídeo sobre o projeto.
* Com informações do portal G1