Passageiros da linha 9-Esmeralda da CPTM sofreram com as plataformas lotadas na madrugada e início da manhã desta terça-feira (27). Os trens circularam com velocidade reduzida e maiores intervalos entre as estações Osasco e Grajaú, desde o início da operação até por volta das 08h30.
O problema aconteceu porque um trem de manutenção emperrou nos trilhos na região da Estação Berrini por volta das 4h00 e, por isso, as composições circularam por via única entre as estações Granja Julieta e Vila Olímpia. Outro problema registrado foi uma falha em um equipamento de via. Um caos logo cedo para os passageiros.
A SPTrans acionou o sistema de ônibus Paese às 4h40, a pedido da CPTM, com 12 ônibus para transporte de passageiros entre as estações Santo Amaro e Cidade Jardim.
Nas estações Jurubatuba e Pinheiros as plataformas e trens estavam muito lotados. Alguns passageiros relatavam que a viagem entre três estações, demorava cerca de 30 minutos. Em algumas estações, o tempo de espera para embarcar em um trem chegava a ser de 30 minutos. Um passageiro desabafou: “A CPTM presta um serviço tão safado que deixa pra comunicar somente na plataforma que está com problemas na via, ao invés de avisar logo na catraca”.
O trem de manutenção quebrado foi retirado da linha um pouco antes das 07h00.
Mesmo após a “normalização” da falha divulgada pela companhia, um passageiro relatou: “Vocês informaram correção da falha há 45 minutos atrás e não normalizou até agora, ainda há maior intervalo e uma enorme lotação!”.
O comunicado de ocorrências é disponibilizado pela companhia no link: http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx