Os trens da Linha 3-Vermelha do Metrô circularam com redução de velocidade e maior tempo de parada no começo da manhã desta sexta-feira (9). O problema foi causado por uma interferência em um equipamento de via (área de trilhos) na região da Estação Corinthians-Itaquera. O problema teve início por volta de 07h00 e a equipe de manutenção do Metrô foi acionada para sanar a falha. As plataformas de várias estações ficaram com lotação altíssima, principalmente na Estação Corinthians-Itaquera.
Os usuários relatavam nas redes sociais os problemas que presenciavam. Na Estação Artur Alvim, um trem chegou a ficar parado por 20 minutos. Na Estação Corinthians-Itaquera apenas a plataforma central estava funcionando. Em várias estações o número de bloqueios para entrada nas estações foi reduzido para maior segurança nas plataformas, evitando acúmulo de usuários nelas.
Uma rota alternativa para escapar dos problemas da Linha 3-Vermelha pode ser utilizar a Linha 11-Coral da CPTM, embarcando na Estação Corinthians-Itaquera.
O problema foi resolvido por volta de 08h38. Mas os reflexos de lotação se estenderam até por volta de 09h30.
A declaração de ocorrências está disponível em: www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/declaracao-ocorrencias.aspx
Linha 1-Azul
Na Linha 1-Azul também tiveram problemas. Por volta de 09h24 um trem apresentou falha na Estação Saúde, os trens circularam com lentidão e maior tempo de parada em toda a linha. Após às 09h30 o problema foi resolvido e a circulação dos trens entrou em processo de normalização.