A EMTU se pronunciou pelo Twitter a respeito da retirada de cobradores de algumas linhas intermunicipais, algo que, segundo a empresa, vem ocorrendo desde 2008, mas que tem sido notado com mais expressividade pelos usuários nos últimos meses. A resposta foi enviada por meio de uma mensagem direta no Twitter a um usuário (@paulinholiver31), que encaminhou para o microblog (@linhasrmsp).
Confira a resposta da EMTU na íntegra:
“Olá, nas áreas da Região Metropolitana de São Paulo, do total de 507 linhas comuns e frota de 3.872 veículos, há 89 serviços em operação com frota de 527 veículos sem a presença de cobrador, em caráter experimental, a partir de 2008 com a finalização da implantação da bilhetagem eletrônica. Alguns mantêm o cobrador nos horários de pico com motorista exercendo a cobrança somente nos horários intermediários, quando a maior parte dos embarques é acumulada nos terminais iniciais e o índice de renovação de passageies durante o percurso é baixo. Para permitir a operação experimental sem a presença do cobrador são observados critérios técnicos, dentre os quais destacamos: dos passageiros transportados, a linha não poderá ter números superiores a 40% de pagantes em dinheiro, além de apresentar baixo índice de renovação de usuários durante o percurso da viagem. O nosso Centro de Gestão e Supervisão monitora todas as ocorrências operacionais e não há qualquer registro de acidente motivado pela ausência de cobrador.”
Fonte: Blog Linhas Metropolitanas