Dia Mundial sem Carro ou Dia de detox do automóvel?

91

A arquiteta e urbanista, Maria Ermelina Brosch Malatesta, que escreve para o blog Pé de Igualdade escreveu um post muito interessante que nos faz levar a seguinte reflexão: “Dia Mundial sem Carro ou Dia de detox do automóvel?”.

Confira o texto na íntegra:

Consultando a Wikipédia constatei que o Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day), celebrado no mundo todo em 22 de setembro foi uma data criada para provocar “reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto”. Essa mesma fonte informou que a data foi criada na França há quase vinte anos (1997) e que já tinha se espalhado por vários países do planeta desde o início deste século.

Agora me pergunto: por quanto tempo ela ainda terá que existir? Por quanto tempo será necessário um dia exclusivo para lembrar que há vida além do para-brisa? E que essa mudança de estilo de vida é sim possível, pois existia há milênios antes do início da dependência da caixa de aço circulante?

Uma pergunta ainda mais ousada e difícil: haverá um dia em que todos os dias serão “Dia Mundial Sem Carro”?

Para pessoas da minha geração, que nasceram em meados do século passado e foram as primeiras responsáveis e testemunhas do início e propagação do vício aqui no Brasil, assim como as gerações seguintes, que já nasceram e cresceram inseridas nessa dependência nociva, cabe a responsabilidade de cumprir a dura tarefa de repetir e expandir essa celebração do “detox de automóvel” para cada vez mais dias até se alcançar a tão sonhada liberdade.

Leia também: Mais um dia com carros

* Texto originalmente reproduzido no portal Mobilize

Deixe seu comentário