Virada Sustentável 2016 terá duas ações especiais em São Paulo

190

Indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, a 6º edição da Virada Sustentável usa a arte e uma série de atividades para inspirar as pessoas a verem na sustentabilidade um bem coletivo.

Entre os dias 25 e 28 de agosto, organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos, movimentos sociais, empresas, escolas e universidade estarão espalhados por São Paulo promovendo uma série de atividades para apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade.

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis, é parceiro do movimento e levará à capital paulista duas ações especiais: Rua Para Todos e (Vida)³ na Praça.

Rua Para Todos

São Miguel Paulista será a primeira Área 40 de São Paulo a ter calçadas ampliadas, travessias mais seguras e mais espaços para as pessoas. As mudanças previstas vão garantir mais segurança e qualidade para os deslocamentos e, ao mesmo tempo, podem levar a uma mudança de comportamento positiva para a cidade.

No dia 26 de agosto, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis organizará um evento aberto ao público no centro do bairro. A Rua Américo Gomes da Costa (no trecho entre a Avenida Marechal Tito e a Rua Padre Francisco Marcondes Improta) será aberta às pessoas para dar lugar a uma programação totalmente voltada para as pessoas. O objetivo é mostrar como os moradores podem participar da construção do bairro onde vivem e como pequenas alterações nas vias podem tornar o ambiente urbano mais seguro.

Oficinas de compostagem, skate e graffiti, atividades organizadas para e pela comunidade local, apresentações musicais, horta urbana e sessões de bate-papo, ganham a rua ao longo de todo o dia para envolver os moradores de São Miguel e mostrar às pessoas como o ambiente urbano não precisa ser duro ou hostil.

Confira aqui o evento no Facebook

(Vida)³ na Praça

Das ágoras gregas e fóruns romanos aos ambientes que hoje permeiam nossas cidades, as praças são espaços públicos por definição. Locais abertos, livres de edificações, destinadas a oferecer um ambiente de recreação e convivência, onde a prioridade é das pessoas. É nessas áreas de livre acesso – livres de barreiras, abertas a receber qualquer um – que acontecem os encontros que são a essência das relações humanas e os fenômenos cotidianos que dão forma às cidades.

Para estimular as pessoas a ocuparem e interagirem com as praças e espaços públicos de suas cidades, a ação (Vida)³ na Praça levará mais vida, cor e encontros para São Paulo. Nos dias 27 e 28 de agosto (sábado e domingo), entre as 11h e as 18h, a Praça Alexandre de Gusmão (atrás do Parque Trianon, próximo à Avenida Paulista), será palco de debates, atividades lúdicas, oficinas, exposições fotográficas e atrações musicais.

Sessões de bate-papo trarão temas relevantes para pensar a construção de cidades sustentáveis, abordando tópicos de discussão como a mobilidade e como ela está sendo tratada nas eleições municipais e o papel de cada um na construção de ambientes urbanos mais sustentáveis e melhores para todos. Em paralelo, duas exposições fotográficas poderão ser visitadas ao longo dos dois dias: a Exposição WRI (World Resources Institute), com fotos que refletem o trabalho da organização, e a exposição Mobilidade em 1 Instante, ilustrando as diferentes nuances da mobilidade, eternizadas no instante de uma fotografia.

Confira aqui o evento no Facebook

As duas atividades são gratuitas e abertas ao público, e estarão instaladas em um ambiente de livre circulação, a fim de oferecer às pessoas uma atmosfera de reflexão sobre a cidade, sobre a sustentabilidade urbana e um espaço de diversão acima de tudo.

* Em caso de chuva, ambas as ações serão transferidas para a semana seguinte (dias 2, 3 e 4 de setembro).

Confira a programação completa:

Rua Para Todos

(Vida)³ na Praça

Informações: WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Deixe seu comentário