Recentes conquistas dão mais motivos para comemorarmos o Dia Nacional do Ciclista

Englobando saúde, esporte e sustentabilidade em uma única atividade, o ciclismo traz inúmeros benefícios para o corpo, mente, vida social e bolso. É por isso que, merecidamente, a próxima sexta-feira (19) é dedicada ao Dia Nacional do Ciclista, uma oportunidade a mais para celebrar as recentes conquistas da prática no Brasil, como aumento do número de ciclofaixas em grandes cidades e o maior incentivo aos apaixonados pelas “magrelas”.

Se os últimos anos favoreceram o desenvolvimento dos veículos motorizados, a sustentabilidade ganha cada vez mais espaço em um mundo onde a mobilidade urbana vem sendo questionada. Prova disso é o projeto da Prefeitura de São Paulo, que pretende criar o bilhete mobilidade, um sistema de recompensa para o cidadão que trocar o carro ou ônibus pela bicicleta, em pelo menos parte do trajeto.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A novidade deve substituir o atual bilhete único e permitirá ao usuário se cadastrar em um aplicativo para marcar o tempo e a distância percorrida de bike, para, ao final, converter isso em créditos que poderão ser usados em outros modais ou ser retirados em dinheiro. A capital paulista vem se destacando com boas medidas de fomento à utilização de alternativas consideradas verdes no transporte, como o incentivo às empresas que auxiliam financeiramente os funcionários a escolherem a bicicleta como meio de transporte até o trabalho.

    Outra boa iniciativa brasileira vem da Prefeitura de Curitiba, que, em parceria com uma empresa japonesa, irá instalar até o segundo semestre deste ano ciclovias que irão produzir eletricidade por meio do som e da vibração provocados pelo movimento da bicicleta. Com isso, a sinalização luminosa dos cruzamentos com ciclovias e vias será gerada pelos próprios ciclistas que circularem por esses locais.

    Mundialmente, a saúde da população também ganha destaque com o uso das bikes. Uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge com o National Health Service (equivalente ao Sistema Único de Saúde brasileiro) apontou que a cada 1 Libra investida no ciclismo como atividade física, 4 Libras são economizadas no sistema de saúde com doenças relacionadas a obesidade e diabetes.

    Se você ainda procura motivos para aderir à bicicleta, dê uma chance e sinta os benefícios da prática. Seu corpo, o meio ambiente e o esporte agradecem!

    Texto: Blog Viver Seguro no Trânsito

    Deixe um comentário