20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Paralisação de motoristas de ônibus da Via Sul afeta passageiros nas zonas leste e sul

Funcionários da Via Sul, empresa de ônibus que atende a região sudeste da capital, cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (18) em protesto contra demissões de funcionários da empresa e a falta de pagamento de horas extras. Eles ficaram parados entre 3h e 6h50, e a previsão da empresa é que a situação se normalize apenas por volta das 12h.

A Via Sul atende cerca de 92 linhas na região sudeste da capital. Na garagem 1, localizada na Avenida do Cursino, no Parque Bristol, na zona sul, foram 263 coletivos que não saíram da garagem e 30 linhas afetadas. Na garagem 2, na Rua Iososuke Okaue, no Parque do Carmo, na zona leste, foram 296 ônibus paralisados e 24 linhas afetadas. Na garagem 3, na Rua Guaianá, no Jardim Maria Estela, também na zona sul, foram 178 ônibus parados e 20 linhas afetadas. As linhas percorrem bairros como Ipiranga, São Mateus e Sapopemba. Nessas regiões, os pontos ficaram lotados pela manhã.

De acordo com funcionários das três garagens, a autorização para a paralisação partiu do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, que deu ordem às três garagens de não colocarem seus coletivos em circulação. Os ônibus das linhas noturnas circularam normalmente até às 3h da madrugada.

As linhas de ônibus da viação Viasul só devem ser normalizadas no fim da manhã. (Foto: Leandro Gouveia)
As linhas de ônibus da viação Via Sul só devem ser normalizadas no fim da manhã. (Foto: Leandro Gouveia)

O sindicato afirmou que a Via Sul não estaria pagando as horas extras para os funcionários e que ocorreram demissões injustas de motoristas e cobradores que tiram licença médica. Eles teriam apresentado atestado, mas mesmo assim foram demitidos. O sindicato fez uma reunião com os responsáveis pela empresa, para alinharem a situação dos funcionários.

Uma reunião entre representantes da empresa e dos funcionários aconteceu por volta das 6h e deu fim à paralisação. Por volta das 6h50, os primeiros ônibus deixavam uma garagem na Avenida do Cursino, que já estava parada em razão do trânsito.

A SPTrans acionou o sistema de emergência Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) por volta das 4h. Foram colocados nas ruas ônibus para atender 41 linhas.

Mais de 500 mil passageiros foram prejudicados pela paralisação na Via Sul. O telefone da empresa para informações ou reclamações é o 0800-111627.

* Atualização: 09h45

* Com informações dos portais G1 e R7

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    20 COMMENTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS