15.9 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Obras da Linha 6-Laranja em Higienópolis perdem resistência seis anos após polêmica

“Drogados, mendigos, uma gente diferenciada.” Foi essa a maneira como moradores de Higienópolis, bairro nobre de São Paulo, definiram, em 2010, o que aconteceria se ali fosse construída a estação Angélica-Pacaembu, da Linha 6-Laranja do Metrô.

Exatos seis anos depois, começaram as obras da estação no coração do tradicional bairro judaico paulistano. O trânsito de parte da Rua Sergipe foi interditado nesta segunda-feira (8). Nesta terça (9), operários trabalhavam na demolição de casas onde ficarão entradas da estação.

Pedro Iwanov, presidente da Associação Defenda Higienópolis, que organizou um abaixo-assinado contra a construção da estação na esquina da Avenida Angélica com a Rua Sergipe, como estava prevista, diz que a história é “página virada”.

“Nunca fomos contra o metrô, porque é impossível, Higienópolis é um dos bairros mais atendidos por Metrô, tem a Estação Santa Cecília, Marechal Deodoro, Paulista, até a Clínicas. Só éramos contra o local dela”, diz, se referindo à proximidade com a futura Estação Higienópolis-Mackenzie, 600 metros adiante, porque “o Metrô não poderia pegar velocidade”.

“Só queríamos que fosse para mais perto do Pacaembu, mais próximo da Faculdade Faap”, afirma. “Do nosso ponto de vista, a questão se encerrou quando ele mudou de local”. Hoje, duas saídas são construídas: uma ainda na Rua Sergipe, próximo ao local da polêmica, e outra na Rua Armando Álvares Penteado, na lateral da Faculdade Faap.

Após uma moradora dizer ao jornal Folha de São Paulo, em 2010, que a estação atrairia “drogados, mendigos, uma gente diferenciada”, a reação virou piada na internet e um grupo chegou a organizar um churrascão da gente diferenciada, em maio de 2011, que reuniu centenas de pessoas na Avenida Higienópolis. A percepção no bairro parece ter mudado.

Presidente da Associação Moradores e Comerciantes de Santa Cecília e Higienópolis, Fábio Fortes diz que o metrô “vem com atraso”. “É um transporte extremamente eficiente, de massa, que atende a demanda da cidade”, afirma.

LINHA 6-LARANJA

A Linha 6-Laranja ligará a Brasilândia, na zona norte, a Estação São Joaquim da Linha 1-Azul, região central, com 15,3 quilômetros de extensão ao longo de 15 estações. A previsão de entrega é em 2021.

Haverá integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô, além da linha 7-Rubi da CPTM. O custo total da implantação da linha é de R$ 9,9 bilhões.

Fonte: Folha de São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS