20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Nesta quinta, Estação Itaquaquecetuba, recebe Projeto que escreve cartas para usuários

Ofício que começou em Lisboa, antes do descobrimento do Brasil, os escrivães ficavam em mesas postas ao longo da praça central para oferecer à população seus préstimos. Esta prática está sendo revivida em algumas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por meio do projeto cultural Ateliê de Memória e Narrativa, do Coletivo Estopô Balaio. Nesta quinta, o projeto volta para a Estação Itaquaquecetuba, na Linha 12-Safira. Os atores do Coletivo escreverão cartas a pedido dos usuários da Estação, das 10h às 13h.

Assim como na obra “O Auto dos Escrivães do Pelourinho”, onde os escrivães desenvolviam seu ofício na Praça do Pelourinho Velho, região central de Lisboa, próxima à Ribeira, os integrantes do Coletivo Estopô Balaio chegam com o coração aberto, dispostos a ouvir as histórias daqueles que têm amigos e parentes distantes ou, simplesmente, desejam fazer uma declaração para a mãe, o pai, ou um grande amor. Sem nenhum tipo de censura ou restrições, as cartas serão enviadas para qualquer local, do Brasil ou do mundo, retratando qualquer tema, anseio ou pedido de ajuda. Junto à correspondência, também seguirá uma foto do remetente feita na hora com uma câmera Polaroid. A iniciativa lembra também a personagem Dora (Fernanda Montenegro), do filme Central do Brasil, de Walter Salles.

Não importa que o Correio informe que o volume de correspondências por pessoas físicas diminuiu 70%, nem que tenha o WhatsApp, e-mails, Facebook, Instagram e outros avanços tecnológicos e suas incríveis ferramentas: a carta manuscrita ainda é um meio carinhoso de comunicação com as pessoas amadas – sejam elas mãe, pai, filhos ou amigos. Elas suavizam a saudade de pessoas que estão longe.

Serviço:

Ateliê de Memória e Narrativa do Coletivo Estopô Balaio
Local: Estação Itaquaquecetuba, na área livre, na passarela, em frente à entrada
Datas: quintas-feiras, 1º de setembro/das 10h às 13h

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS