Detrans alertam motoristas e pedestres sobre caça a Pokémons

Órgãos de trânsito estão alertando motoristas e pedestres sobre perigos por causa da distração dos jogadores de Pokémon Go. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran São Paulo) e o Detran Rio de Janeiro fizeram posts nas redes sociais sobre o tema.

“Antes de ser iniciado, o próprio jogo emite um alerta para que não se jogue Pokémon Go enquanto dirige. Nas últimas semanas, Austrália e Estados Unidos foram alguns dos países que já noticiaram batidas e atropelamentos envolvendo a caça aos Pokémons, um deles ocasionando a morte de uma garota de 22 anos”, disse o Detran São Paulo em comunicado.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

O departamento apontou que colisões e choques são os tipos de acidentes mais frequentes no trânsito e que a distração é um dos principais motivos para essas batidas.

“Por isso, se quiser sair à caça de Pokémons no trânsito, procure alternativas (de transporte). Pesquisas mostram que usar o celular enquanto dirige prejudica tanto nossa capacidade de perceber e evitar perigos no trânsito como dirigir alcoolizado”, alerta o órgão.

O Detran lembra que pedestres jamais devem jogar enquanto atravessam a rua.

“No Estado de São Paulo, 1 em cada 4 mortos por acidente de trânsito são pedestres, segundo dados do Observatório Paulista de Trânsito”, diz o comunicado. ‘“No Brasil, a proporção é de 1 em cada 5.”

O Metrô de São Paulo também já havia feito alerta sobre risco de acidentes.

Por fim, o departamento aconselha: “Cuide primeiro da sua segurança ou corra o risco de não zerar o jogo e ainda por cima conquistar o prêmio Darwin (das mortes mais bizarras do mundo)”.

Fonte: Auto Esporte

Deixe um comentário