Na edição deste ano da Campanha do Agasalho, a CPTM arrecadou 116.096 peças, entre calças, blusas, casacos, camisetas e outros itens. As caixas para doação foram distribuídas nas 92 estações da Companhia entre os dias 30 de maio e 31 de julho.
Em dois meses, a CPTM contou com a ajuda e solidariedade de usuários. Assim como em 2015, a Linha 7-Rubi, que atende a zona oeste, foi a que mais se destacou, com 31.397 peças recolhidas. A Linha 11-Coral, que serve a zona leste e os municípios do Alto Tietê, contribuiu com 25.144 unidades. Ao longo da Linha 8-Diamante, foram recebidas 17.819 doações e na Linha 9-Esmeralda, 16.492. As estações da Linha 10-Turquesa, que passam também pelo ABC, arrecadaram 13.194 peças. Na Linha 12-Safira, foram contabilizadas 11.910 doações.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Os itens arrecadados na capital foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que os encaminha para entidades assistenciais como albergues e hospitais. As doações recebidas nas estações localizadas fora da capital foram enviadas para os fundos sociais dos municípios atendidos pela CPTM.
Neste ano, a Campanha do Agasalho teve como tema o curta-metragem “Malu Moletom – uma história para aquecer a todos”. A personagem principal é uma menina que vive em um lugar onde os moradores usam ao mesmo tempo todas as suas peças de roupa. Diariamente, quando o sol se põe, a cidade sofre terremotos e ninguém sabe o motivo, nem se importa. Sem querer, Malu Moletom descobre que os tremores são causados por um gigante, que sente muito frio na caverna onde vive. A menina toma a iniciativa de tirar algumas peças do corpo para aquecer o gigante. Sua ação acaba despertando os demais moradores, que comovidos também partilham suas roupas.