Um grupo formado por especialistas em diferentes áreas e membros da Comissão de Acidentes de Trânsito do governo de Victoria, na Austrália, criou um super-humano. Com corpo capaz de resistir a acidentes de trânsito, a invenção será usada para conscientizar a população sobre a fragilidade física do ser humano e as regras que visam salvar vidas.
Batizado de Graham, o boneco de cera em nada se parece com a figura de um homem: ele tem o peito inflado, costelas fortes e diversos mamilos, que funcionam como airbags. O super-humano foi desenvolvido por um artista plástico, um cirurgião especializado em traumatismo e acidentes e um especialista em investigações de acidentes de trânsito. Entre os materiais usados na fabricação estão silicone, fibra de vidro, resina e cabelo humano.
Além do abdômen diferente, o boneco tem uma cabeça grande conectada diretamente ao tronco, sem pescoço, evitando, assim, uma torção em caso de reduções bruscas de velocidades. Os pés e pernas de Graham também são mais fortes do que os humanos e seus olhos, orelhas e nariz são mais profundos, pensados para evitar lesões nos casos em que o rosto bate contra o volante do veículo.
A ideia dos criadores do boneco é mostrar para as pessoas que, mesmo com a evolução da tecnologia e dos carros, o corpo do ser humano permanece o mesmo: frágil e suscetível a pancadas. De acordo com a Comissão de Acidentes de Trânsito, o pensamento de que nossos corpos são invencíveis vai contra o que mostram os números: impactos a 30km/h já podem fazer vítimas fatais por conta da imprudência e do desrespeito às leis de trânsito, como a falta do cinto de segurança ou um atropelamento, por exemplo.
Somos de carne e osso e bem frágeis. Não somos invencíveis, eternos e nada parecemos com o Graham. Essa reflexão sobre a fragilidade humana nos convida a um exame de consciência, lembrando que atitudes prudentes salvam vidas!
Confira abaixo o vídeo da campanha e conheça o super-humano resistente a acidentes: