Febre mundial entre os mais aficionados em jogos, o aplicativo para smartphones Pokémon Go mal desembarcou no Brasil e já está sendo motivo de preocupação em relação à segurança no trânsito.
Isso porque o inovador e polêmico jogo é apontado em vários países, como Estados Unidos e Irã – este recentemente baniu a ferramenta -, como a causa de muitos acidentes envolvendo jovens, inclusive com vítimas fatais.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Por meio da tecnologia de realidade aumentada e geolocalização, os personagens do desenho são projetados em locais reais, como ruas e estabelecimentos, para que os jogadores os capturem. E isso tem sido motivo de desatenção de muitas pessoas na hora de dirigir ou atravessar a rua.
Alguns órgãos brasileiros ligaram o alerta e estão fazendo campanhas de conscientização para evitar acidentes, como o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, que lançou a campanha “PokeStop”. Nela, os jogadores são convidados a se divertirem com responsabilidade ao circular pelas ruas da cidade.
Citando pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o Detran Rio de Janeiro também reforça os perigos de combinar direção e celular: nesses casos, as chances de ocorrências aumentam em mais de 400%.
Ao escrever uma mensagem, por exemplo, o tempo de reação dos motoristas diminui em 35%, e os riscos são potencializados em 23 vezes.
Por isso, ao jogar o Pokémon Go, fique atento às regras de trânsito e dos pedestres, assim como as condições das calçadas para não se machucar ou cair na via de circulação de carros. Locais fechados e considerados seguros, como parques e calçadões, também podem ser um excelente espaço para conciliar diversão e segurança.
Manter sempre o foco na direção do veículo é outra orientação de ouro para os condutores. Ou seja, se dirigir, não utilize o celular. Caso tenha filhos, procure conversar com eles sobre os riscos de uma brincadeira que pode levar a sérias consequências.
Aproveite a caça aos Pokémons com atenção e responsabilidade, sem descuidar da segurança!