Os melhores aplicativos para aproveitar bem o tempo no trânsito

45
melhores aplicativos
Foto por Burst - CC0 License

Dos onipresentes Waze e Uber até os especializados Moovit e Zoom, todos já conhecem os principais aplicativos de mobilidade urbana que servem para navegar de forma mais rápida e precisa o trânsito muitas vezes caótico da cidade de São Paulo.

A grande questão é que, além do período do trajeto em si, outro elemento crucial para uma boa utilização do precioso e escasso tempo do dia-a-dia é a própria forma como ele é gasto.

Não importa se o usuário utiliza o ônibus, o metrô ou um aplicativo de carona compartilhada, qualquer um dos aplicativos de smartphone a seguir podem lhe ajudar a chegar ao escritório mais bem informado, mais calmo e com uma boa dose de bom humor.

Podcasts mantém os usuários informados e atualizados

O aplicativo nativo da Apple é ótimo para quem está começando a escutar podcasts, mas ouvintes mais avançados vão sentir falta de algumas funcionalidades úteis que outros apps especializados podem proporcionar.

Foi pensando nesses “power users” com necessidades específicas que desenvolvedores criaram aplicativos como o Stitcher e o WeCast.

O Sticher conta com um design simples e elegante que permite o acesso a uma incrível biblioteca com mais de 40 mil podcasts e shows diferentes, com destaque para a versão sem anúncios e repleta de extras do prestigiado programa de economia Freakonomics.

Ele também oferece um ótimo sistema de notícias na forma de gravações curtas, que sempre conta com informações relevantes e atualizadas e quase elimina a necessidade do usuário de ligar o rádio.

Já o WeCast é mais indicado para os usuários que gostam da parte social e de comunidade relacionadas aos podcasts. Seu principal diferencial é permitir que os ouvintes deixem comentários e interajam de maneira direta na página do show.

Ele também conta com um útil sistema de avisos, que possibilita que os canais separem seus podcasts em seções e avisem os ouvintes sobre o que acontecerá em cada uma delas, uma ferramenta que pode ser considerada imprescindível para quem lida com spoilers.

Aplicativos de meditação acalmam e desenvolvem habilidades mentais

O trajeto para o trabalho proporciona uma ótima oportunidade para praticar a meditação. Existem diversos apps voltados para isso, mas o grande destaque é o Headspace.

Criado por Andy Puddicombe, um ex-monge budista tibetano, o aplicativo já possui mais de 30 milhões de membros e é fácil entender o seu sucesso. Sua interface é divertida, moderna e todas as suas funcionalidades são muito fáceis de usar e entender.

É possível experimentar o aplicativo de meditação de maneira gratuita com um “pacote básico” ou uma “minimeditação”, como um exercício de respiração guiada de um minuto.

No programa completo, o Headspace oferece inúmeras opções. De uma única sessão de meditação a “pacotes” que oferecem até 30 sessões em qualquer área que o usuário deseja trabalhar, como saúde ou foco, o app permite aproveitar da melhor forma todos os benefícios da meditação.

Para quem gosta de uma abordagem mais filosófica ou prefere meditações guiadas por um especialista, o aplicativo Waking Up, desenvolvido pelo famoso filósofo e neurocientista Sam Harris, pode ser uma boa escolha.

O aplicativo orienta o usuário através de um curso introdutório em que ensina uma série progressiva de técnicas de meditação cada vez mais avançadas com duração de cinquenta dias.

Depois disso, ele libera o acesso a uma série contínua de meditações diárias e outros exercícios filosóficos interessantes.

Na versão gratuita para download, o Waking Up oferece acesso às cinco primeiras meditações do curso introdutório e uma série de cinco palestras curtas. Para obter acesso ao curso completo e aos outros recursos disponíveis, o usuário precisa adquirir uma assinatura mensal ou anual.

Foto por BagoGames/CC BY 2.0 – Stardew Valley proporciona uma ótima experiência idílica no meio da agitação do dia a dia

Entretenimento de qualidade

A possibilidade de capturar pokémon pode proporcionar boas experiências, mas existem muitos outros aplicativos de qualidade que oferecem opções mais atraentes para passar o tempo durante o trajeto.

O poker sempre foi uma das melhores opções de entretenimento disponíveis para dispositivos móveis e a PokerStars acabou de lançar um novo aplicativo para iOS que merece ser conferido pelos entusiasta.

O app conta com todas principais modalidades do esporte das cartas, do popular Texas Hold’em ao disputado omaha. Além disso, através dele o usuário pode disputar partidas com pessoas de todos os níveis e de qualquer lugar do mundo.

Para quem prefere jogar sozinho ou está em busca de uma experiência mais bucólica para escapar um pouco do cinza diário, experimentar Stardew Valley pode ser uma ótima ideia.

Quase uma expansão não oficial do clássico Harvest Moon e novo aplicativo para iOS, o título permite ao usuário assumir o controle de uma fazenda negligenciada e transformá-la em um negócio de sucesso.

O estilo de arte do título é adorável, o tempo que leva para cultivar colheitas e animais é mais rápido que o de outros jogos do gênero e existem diversas atividades diferentes para fazer, que vão de pescar nos lagos da fazenda até minerar pedras preciosas em uma mina repleta de monstros.

O melhor de tudo é que além da agradável rotina que as tarefas do jogo proporcionam, o game também conta com uma ótima história com diversos personagens e situações cativantes.

Muitas opções disponíveis

De aplicativos de podcasts até grandes títulos mobile, nunca existiram tantas boas opções disponíveis para utilizar o tempo gasto para ir ao trabalho de uma forma útil e produtiva.

Os exemplos mencionados aqui são apenas alguns da enorme gama de aplicativos e com apenas um pouco mais de pesquisa é possível encontrar ainda mais coisas interessantes para todos os tipos de público.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here