Fila dupla de carros e congestionamentos de até 2 km se tornaram frequentes no Aeroporto de Congonhas (zona sul) após motoristas do Uber – aplicativo que conecta condutores particulares a passageiros – serem liberados para pegar quem desembarca ali. A avaliação é de agentes da CET que atuam no local.
Na última quinta-feira (14), além de congestionamentos nos pontos de embarque e desembarque, havia grande quantidade de pessoas nas calçadas à espera dos veículos.
O elevado número de motoristas disponíveis nos acessos ao aeroporto pode ser constatado no próprio aplicativo, por meio do celular.
Ao acessar a plataforma pelo smartphone, a informação é que, em um minuto, o carro estará à disposição. O tempo, porém, é rapidamente alterado para até 13 minutos por causa do congestionamento que impede a circulação rápida dos carros.
REDUÇÃO
A CET informou, que mantém operação rotineira de trânsito no Aeroporto de Congonhas, das 6h às 22h, para “coibir, principalmente, o estacionamento irregular e o embarque e o desembarque em fila dupla”.
A companhia afirma que a operação é reforçada em julho com o período de férias, quando o movimento é maior.
Já os taxistas do Aeroporto de Congonhas, que dispõem de área exclusiva para pegar passageiros, dizem amargar a redução do número de corridas por causa da concorrência com o Uber.
Para eles, diferentemente do que diz a CET, julho não é um mês de muito movimento. No mesmo horário, na semana passada, em que as filas de carro obstruíam o acesso ao setor de desembarque, havia poucas pessoas à espera de táxis.
O Uber diz que os motoristas são orientados a pegar o passageiro onde ele selecionar o início da viagem, mas que não é responsável por infrações de carro particular.
“Ressaltamos que é importante que a sinalização e as leis de trânsito sejam respeitadas”, diz.
Fonte: Folha de São Paulo