Bandeiras da gestão Haddad, a implantação de ciclovias e a Avenida Paulista fechada para os carros aos domingos têm avaliações da população semelhantes às da última pesquisa Datafolha sobre esse tema, em outubro de 2015.
No caso das ciclovias, 58% aprovam e 36% reprovam – no levantamento anterior do Datafolha os índices eram de 56% e 39%, respectivamente.
Em relação à Avenida Paulista fechada para carros aos domingos, há maior divisão entre os moradores: 46% são a favor e 39% contrários, ante 47% e 43% na pesquisa de 2015.
As oscilações estão, de modo geral, dentro da margem de erro, de três pontos para mais ou para menos.
Os dois casos devem figurar como vitrines de campanha do prefeito Fernando Haddad à reeleição, mas indicam que estão longe de servirem para deixar a gestão Haddad bem avaliada.
Ou seja, mesmo que haja aprovação majoritária a esse tipo de medida, a atuação do prefeito é reprovada pela maioria da população – a ponto de sua taxa de aprovação, de apenas 14%, ser a pior neste estágio do mandato desde a gestão de Celso Pitta, que governou entre 1997 e 2000 e tinha 7% de bom ou ótimo em período equivalente.
Embora ainda predominante, a aprovação às ciclovias ainda segue longe dos 80% alcançados em pesquisa de setembro de 2014. Desde então, houve críticas de que há subutilização e precariedade em parte das pistas.
No pico da aprovação, a capital paulista tinha 78 km de ciclovias, número que saltou para 416 km atualmente.
O número de pessoas que já usaram as ciclovias vem crescendo – foram 47% em 2014, 57% em outubro de 2015 e 62% agora.