19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Aplicativo Metro Mapper Turismo Brasil lançado pela ANPTrilhos foi descontinuado

Os secretários de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, e Turismo, Nilo Sergio Felix, e o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, lançaram em julho de 2016, no auditório do Palácio Guanabara, o aplicativo de mobilidade urbana Metro Mapper Turismo Brasil, que aliava o transporte sobre trilhos aos deslocamentos nas cidades.

O aplicativo disponibilizava mapas de metrôs, trens urbanos e Veículos Leves sobre Trilhos das cidades brasileiras, além dos centros urbanos e os principais pontos turísticos de cada cidade, permitindo, ainda, personalizar as rotas.

“Desenvolvemos um aplicativo que possa ser usado por qualquer pessoa, permitindo que ela se localize, encontre o ponto turístico para onde quer ir e saiba a rota que vai percorrer. De preferência, utilizando o sistema de transporte sobre trilhos, inclusive o VLT e a Linha 4, para chegar nos pontos turísticos tradicionais e também nos novos, inclusive as arenas dos Jogos Olímpicos”, explicou Joubert Flores, durante o lançamento do aplicativo.

Com o auxílio da ferramenta, brasileiros e visitantes podiam traçar os melhores caminhos para conhecer as principais atrações, utilizando os sistemas urbanos de transporte sobre trilhos no deslocamento. Além de atender aos visitantes que estiveram no país para os Jogos Olímpicos, auxiliava também brasileiros em seus deslocamentos e viagens a lazer.

“Esse vai ser o guia de bolso de quem vier ao Rio de Janeiro. Vamos trabalhar para que se torne uma referência, porque esse aplicativo permite que o passageiro se decida pelo meio de transporte mais rápido que é o sistema sobre trilhos, devido à sua regularidade e eficiência. Além de ser uma forma de apresentar à sociedade o transporte sobre trilhos, tanto o metrô como os trens do Rio de Janeiro, e atrair passageiros que vão conhecer empresas operadoras completamente remodeladas, com qualidade e oferta de serviços, afirmou Rodrigo Vieira, durante o lançamento do aplicativo.

Descrições sumárias, trazendo informações como horário de funcionamento, endereço, telefone de contato e a estação de metrô ou trem mais próxima, eram listadas ao lado da foto de cada um dos pontos turísticos. Também era possível traçar rotas livremente, com auxílio de outra ferramenta, o Google Maps.

“É um aplicativo que apresenta informações precisas sobre mobilidade. Estamos na expectativa pelos Jogos Olímpicos, quando vamos receber mais de 540 mil turistas no Rio, e os transportes são fundamentais para o sucesso do evento. É um ganho para a cidade e para o turista, e mostra nossa preocupação em atender não só quem chega à cidade, mas também a população que vive aqui”, disse o secretário de Turismo, Nilo Sérgio Felix, durante o lançamento do aplicativo.

O aplicativo era disponível nas versões para os sistemas operacionais Android e iOS, em Português e Inglês, o aplicativo podia ser baixado gratuitamente. O usuário só precisava escolher o idioma e a cidade que desejava pesquisar, para ter acesso aos mapas e à lista dos principais pontos turísticos do local. A consulta também podia ser feita por ordem alfabética ou pela proximidade da localização em relação ao ponto de destino.

No menu principal, os usuários tinham acesso às informações sobre o Metro Mapper e a ANPTrilhos e podiam enviar dúvidas ou sugestões. A proposta foi que o aplicativo pudesse ser frequentemente atualizado, incluindo novas dicas de manifestações culturais, como shows e apresentações teatrais, além de disponibilizar as informações em outros idiomas.

“O Metro Mapper foi pensado para ser algo prático, dinâmico e autoexplicativo, com o objetivo de disseminar o transporte metroferroviário no país. Queremos oferecer aos 6,5 milhões de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil todo ano uma plataforma para conhecer esse sistema e utilizá-lo. Além disso, pensamos também no turista brasileiro, que nem sempre conhece a rede de trens e metrô de outras cidades e, por isso, acaba procurando outras formas de deslocamento para turismo e lazer. Por fim, a ideia é também mapear as facilidades e atrações turísticas no entorno das estações que os passageiros diários dos transportes sobre trilhos muitas vezes não conhecem”, enumerou a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, durante o lançamento do aplicativo.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS