O aplicativo 99Taxis, que permite ao passageiro chamar um táxi através do celular, informou que vai retirar de seu cadastro no Brasil os taxistas mais mal avaliados pelos passageiros. O corte chegará a quase 8 mil motoristas, cerca de 10% da frota de 80 mil parceiros ativos da empresa.
O diretor de relações públicas do aplicativo, Pedro Somma, explicou que o objetivo da iniciativa é aumentar a qualidade dos motoristas que atendem passageiros via aplicativo. “Esses motoristas estão sendo avaliados há mais de um mês e hoje estão sendo suspensos do aplicativo”, acrescentou.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Critério
Segundo Pedro Somma, o critério para selecionar os motoristas que serão excluídos do serviço é a avaliação dada por passageiros ao fim das corridas. A 99Taxis usa essas notas para criar um cadastro. O alvo da ação serão os motoristas que estiverem dentre os 10% pior ranqueados.
Maior corte em São Paulo
O corte atingirá com maior força a cidade de São Paulo. Maior mercado do aplicativo, a capital paulista é responsável por metade das quase 4 milhões de corridas feitas mensalmente pelo aplicativo. Dos quase 40 mil taxistas paulistanos cadastrados, 3 mil serão excluídos do registro do serviço.
A companhia informa que os taxistas não serão pegos de surpresa, já que são constantemente avisados sobre as reclamações a respeito deles.
Comportamentos que geram queixas
O executivo da 99Taxis diz que são três os comportamentos que mais geram reclamação entre os clientes. O primeiro deles é o taxista não querer ligar o ar-condicionado.
“O segundo ponto é o taxista mal educado, grosso, rude”, continua Pedro Somma. A terceira maior queixa é sobre os cancelamentos de corrida.