Trens quebram na Linha 11-Coral da CPTM e causam transtornos aos passageiros

A Linha-11 Coral da CPTM, ficou paralisada entre as estações Guaianases e Tatuapé, na manhã desta quarta-feira, entre 7h15 e 8h25. As Estações Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases foram fechadas para conter o fluxo de passageiros e evitar tumulto.

Às 6h30, uma composição apresentou problemas na Estação Dom Bosco e ficou parada por 20 minutos, provocando lentidão em toda a extensão da linha. Os passageiros ficaram parados dentro da composição por pelo menos 17 minutos esperando o reboque do trem quebrado para seguir viagem, mas cansaram de esperar e abriram as portas e caminharam nos trilhos.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Às 7h20, um outro trem teve falha na região da Estação Corinthians-Itaquera e demorou para ser retirado da via. Os usuários começaram a descer da composição e caminharam pelos trilhos e houve confusão no local.

    Os problemas provocaram caos na Estação Guaianases. Os passageiros que esperavam na plataforma 1 foram informados de que os trens só sairiam na plataforma 4, mas isso não aconteceu. As pessoas foram orientadas por funcionários a utilizar ônibus, a Linha 12-Safira ou outras alternativas. A Linha 12-Safira ficou lotada por causa desta falha na linha 11-Coral.

    Por volta das 7h20, os passageiros começaram a desistir de embarcar e deixaram a Estação Guaianases.

    Quinze minutos depois, um trem chegou a sair da Estação Guaianases em direção à Luz na plataforma 2, mas a CPTM informou que haveria nova interrupção e os passageiros desembarcaram.

    Relato de um passageiro: “Os seguranças ao invés de auxiliarem o desembarque, ficavam conversando. Como pode uma simples falha afetar o sistema todo, não seria mais simples rebocar o trem até a próxima estação? Ao invés de deixar os usuários preso dentro dos vagões ao ponto de acionarem as portas de emergência?”

    O Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) da SPTrans foi implantado por volta de 7h15. Foram disponibilizadas 58 ônibus da viação Express Transportes, que circularam entre as estações Guaianases e Tatuapé, pela Radial Leste. O sistema Paese foi encerrado às 8h05.

    Muitos passageiros da linha 11-Coral se dirigiram até a Estação Corinthians-Itaquera e embarcaram na Linha 3-Vermelha do Metrô, o que causou super lotação e lentidão na viagem, a linha atende o trecho até a Estação Barra Funda, na zona oeste.

    Após às 8h25 a circulação dos trens da linha 11-Coral foi retomada gradativamente e pouco depois das 9h entrou em processo de normalização.

    A linha 11-Coral transporta cerca de 700 mil pessoas em dia úteis.

    Relato do passageiro Afonso Henrique: “Peguei a lotação 375 pra Itaquera, lá peguei o Terminal Parque Dom Pedro II e desci no Carrão, peguei o Metrô até a Sé e depois até São Bento, já tava atrasado mesmo. Sempre que dá alguma falha se não é grande de parar tudo e trem que desliga no meio do caminho. Vai no embalo até ligar de novo, é porta que não fecha ou não abrem; é sinalização errada, velocidade mega reduzida, paradas ao longo da via, sem falarem o porque sempre tem. Algo mesmo que seja pequeno e não divulgado mais todo dia tem pelo menos uma falhazinha na viagem até a Luz.”

    Estação Corinthians-Itaquera (Foto: Guto)
    Passageiros andando nos trilhos na região da Estação Corinthians-Itaquera (Foto: Guto)

    Passageiros caminham pelos trilhos após pane em trem da Linha 11-Coral da CPTM
    Foi acionado o sistema Paese a pedido da CPTM (Foto: Reprodução/Rede Record)

    Plataforma da Estação Guaianases, ficou lotada após falhas (Foto: Andréia)

    Estação Guaianases (Foto: Amanda Cruz)

    Estação Guaianases (Foto: Hykari Lima)

    Deixe um comentário