20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

São Paulo recebe Campus Google para empreendedores

São Paulo tem um novo ponto de encontro para empreendedores da área de tecnologia. A cidade ganhou nesta terça-feira (7) um Campus Google, estrutura aberta ao público que tem como objetivo fomentar inovação. Pela vitalidade de seu ambiente empreendedor, a capital foi escolhida para abrigar o sexto campus da empresa, representando a América Latina.

O prefeito Fernando Haddad conheceu nesta manhã as instalações do espaço, localizado no Paraíso. “São Paulo foi reconhecida como uma capital regional latino-americana das start-ups. É um reconhecimento de que a cidade realmente tem vigor, criatividade e talento”, afirmou Haddad.

O campus tem 2.600 metros quadrados e abrirá em 13 de junho. Abrigará atividades educacionais, como encontros e palestras, e possui espaços destinados a trocas entre empreendedores, mentores e investidores. Dois andares, com capacidade para 160 pessoas, serão abertos ao público, que apenas deverá fazer um cadastro gratuito pela internet. A estrutura também conta com espaços de co-working destinados às novas empresas que serão apoiadas pelo projeto. O local oferece ainda bicicletário com vestiários.

“Nós atuamos em mais de 100 países com diversos parceiros. Mas em alguns destes ecossistemas nós identificamos uma oportunidade única de fazer um investimento que vai efetivamente alavancar aquele potencial. E São Paulo passa a fazer parte de um grupo muito seleto de cidades que têm campi”, disse André Barrence, diretor do campus São Paulo. A capital passa a integrar a rede de campi da empresa juntamente com as cidades de Londres, Tel Aviv, Seul, Madri e Varsóvia. Estima-se que as empresas fomentadas por estes espaços contribuíram para a criação de 4.600 empregos e geraram US$ 215 milhões.

Sala de reunião do Campus São Paulo do Google (Foto: Divulgação)

Empreendedorismo

São Paulo foi eleita a melhor cidade para startups na América Latina pelo estudo Global Startup Ecosystem Ranking 2015, realizado pela Compass, companhia desenvolvedora de software para 34 mil startups e empresas de tecnologia. Entre os pontos fortes estiveram a vitalidade das novas empresas, a disponibilidade de capital e o alcance de mercado.

Para melhorar a performance da cidade, estão em consulta pública novos decretos que facilitam e concedem mais agilidade para a abertura de empresas. Com as mudanças propostas, a meta é que o procedimento seja feito no máximo em 5 dias, para empresas de baixa periculosidade.

A cidade também recebe nesta terça-feira (7) a 1ª Arena de Inovação, realizada na Praça das Artes, na região central. Por meio de painéis, debates e palestras, o evento tem como objetivo articular pesquisadores, estudantes, universidades e especialistas em startups com o poder público para estimular atividades de ciência, tecnologia e inovação na capital paulista.

A inovação e o empreendedorismo tecnológico são o foco da política pública Tech Sampa, lançada pela Prefeitura de São Paulo em agosto de 2014. Uma das iniciativas dessa política é o Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec), que fomenta financeiramente projetos inovadores, especialmente aqueles ligados à área de tecnologia da informação e comunicação. Entre as possibilidades de projetos, estão soluções para problemas e desafios relacionados ao dia-a-dia da população da capital. Outras iniciativas da Prefeitura de São Paulo são a instalação de 120 praças com internet wi-fi livre, localizadas em todos os distritos da capital, e a criação de 12 Laboratórios de Fabricação Digital (FabLabs).

Sala de jogos do Campus São Paulo do Google (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS