Na tarde desta quarta-feira (15/6) aconteceram muitos problemas nas linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM.
Linha 12-Safira
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
No começo da tarde uma composição quebrou entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé e prejudicou a viagem dos passageiros, os trens da linha 12 circularam com intervalos maiores em toda a linha. Na Estação Itaim Paulista a espera por uma composição chegava a ser de 30 minutos e na Estação USP Leste a espera chegava a ser de 30 minutos. Após a composição chegar, no sentido Brás, estava seguindo com velocidade regular.
A nossa colaboradora Aline Kelly relatou em seu perfil no Twitter: “Depois de esperar 30 minutos para embarcar no Itaim Paulista, enfim chegamos no Tatuapé. O trajeto foi de 47 minutos”. Todos os passageiros tiveram que desembarcar no Tatuapé, pois a circulação de trens estava momentaneamente interrompida entre as estações Brás e Tatuapé, por causa da presença de usuário na via na plataforma da linha 11-Coral na Estação Brás.
Por conta deste problema na linha 11-Coral, os trens da linha 12 na Estação Brás operavam para embarque e desembarque na plataforma 8.
Também na Estação Brás, os trens da Linha 7-Rubi estavam operando na plataforma 1 e os trens da Linha 10-Turquesa operavam para embarque e desembarque na mesma plataforma.
Um passageiro embarcou às 12h35 na Estação Comendador Ermelino e chegou no Tatuapé somente às 13h18. “Vocês estão de parabéns! Cidade sem controle privatiza!”, relatou.
Há quase 15 minutos esperando o trem no Itaim Paulista e o que aparece é o vagão de manutenção 😥 #l12 #cptm pic.twitter.com/2wR6BVrAQf
— Linha 12-Safira (@Linha12_CPTM) 15 de junho de 2016
Passando pela composição que apresentou falha na região da Penha #cptm #l12 pic.twitter.com/N7gPKanTNq
— Linha 12-Safira (@Linha12_CPTM) 15 de junho de 2016
No Tatuapé todos tiveram que desembarcar. O trecho entre Tatuapé e Brás está com circulação interrompida #cptm #l12 pic.twitter.com/wreXtkafOM
— Linha 12-Safira (@Linha12_CPTM) 15 de junho de 2016
Para imprimir o comunicado da ocorrência de falha na #l12, visite o link https://t.co/zmlTPcp4uj pic.twitter.com/0cSgP8A6sQ
— Linha 12-Safira (@Linha12_CPTM) 15 de junho de 2016
Por conta da falha na @CPTM_oficial recorri ao @Uber para chegar ao meu destino. Olha, metade do valor que gastaria com Táxi. Tô boba
— snap: eualinekelly (@AlineKelly) 15 de junho de 2016
Relatos dos passageiros através das redes sociais:
“Estou há dez minutos em um trem que está parado na USP Leste, sentido Brás. Ninguém dá satisfação de nada, não fala o motivo”
“Eu acho incrível como a CPTM consegue dar problema dos ruins pelo menos umas três vezes por semana. Será que não tem planejamento?”
“A Linha12-Safira da CPTM a cada dia tem um problema novo independente do horário, é inacreditável o sucateamento da estrutura e dos trens”
“Faz 40 minutos que a CPTM está com problema e só agora a CPTM resolveu atualizar o Direto do Metrô. E ainda fez errado!”
“Lixo de transporte, péssima manutenção de composições, usuário ou cliente é tratado como um nada, problemas frequentes”
Após às 15h50 a falha e a ocorrência foram sanadas e a circulação dos trens da linha 12 entrou em processo de normalização.
Linha 11-Coral
No começo da tarde houve problemas na plataforma da Linha 11-Coral da Estação Brás. Um senhor estava querendo se jogar nos trilhos da linha 11 para cometer um suicídio. Por conta deste problemas, os trens do Expresso Leste circularam com intervalos maiores entre as estações Guaianases e Brás. A circulação de trens ficou momentaneamente interrompida entre as estações Luz e Brás. Os trens da linha 7-Rubi atenderam a Estação Brás temporariamente na plataforma 1.
Após às 15h50 a ocorrência foi finalizada e a circulação dos trens da linha 11 entrou em processo de normalização. Com isso, os trens da Linha 7-Rubi voltaram a operar até a Estação Luz.