Saiba como usar o serviço de compartilhamento de viagens

Uber e Easy Táxi oferecem opção de pagamento com desconto de até 60%. Modalidade entrou em vigor na cidade no fim do mês passado.

123
crédito pós-pago Empresas compartilhamento de viagens Justiça Fernando Haddad insegurança no trabalho Aplicativos de transporte
Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Aplicativos de transporte individual começaram a oferecer, no fim de abril, serviço de compartilhamento de viagens. Presentes no EasyTaxi e na Uber, a nova modalidade pode dar descontos de até 60%.

O compartilhamento de corridas pelo EasyTaxi ocorre por meio da ferramenta EasyShare, que permite que até quatro passageiros dividam a mesma viagem.

Para que isso aconteça, os usuários precisam obrigatoriamente colocar o endereço de destino quando solicitarem seus táxis. O valor final da corrida é dividido entre os passageiros que estiverem compartilhando o táxi.

“Com esta ferramenta, os usuários têm a possibilidade de reduzir em mais de 60% seus gastos com táxi compartilhando o mesmo carro com outros usuários próximos a ele”, diz a empresa.

Nesta fase inicial, o compartilhamento de corridas só é válido para pagamentos “Empresas” ou “Cartão de Crédito no App”.

uberPOOL, para usuários dividirem viagem e conta com estranhos. (Foto: Divulgação/Uber)

Uber

No último dia 29 de abril, a Uber lançou em São Paulo o uberPOOL. Por ele, o passageiro aceita dividir o carro com outras pessoas que estejam indo na mesma direção. É permitido três usuários por veículo, e cada um paga o valor referente ao trecho percorrido.

Basta optar por compartilhar o carro que a viagem sairá mais barata, mesmo que nenhum outro passageiro seja encontrado durante o trajeto.

No caso da Uber, o rateio do carro pode deixar a viagem de 10% a 40% mais barata que um UberX, atualmente a modalidade mais econômica do aplicativo que está disponível. A corrida pode ficar até 15 minutos mais longa e o desconto é baseado em variáveis como horário, localização e trajeto.

A Uber acredita que o uberPOOL poderá diminuir o tempo ocioso do motorista. A proposta também visa diminuir o número de carros nas ruas e a poluição atmosférica nas cidades.

Veja como usar:

  • Ao abrir o aplicativo, escolha a opção uberX, coloque o local de partida e o local de destino
  • Clique em “definir local de partida”
  • Certifique-se que você selecionou a opção “carro compartilhado” – o preço que você vê é o preço que você pagará pelo uberPOOL
  • Clique em “solicitar POOL” e aguarde o seu carro
  • Assim que o motorista aceitar a viagem, você verá as informações dele: nome, foto e detalhes do carro
  • O uberPOOL irá encontrar outro passageiro que está indo na mesma direção que você
  • Ao final, o valor da viagem – aquele que você viu ao solicitar seu uberPOOL – será cobrado normalmente no seu cartão

O uberPOOL já funciona em outras cidades, como as norte-americanas San Francisco, Los Angeles e Nova York, Austin, Boston, Miami, Philadelphia e Washington; as chinesas Chengdu, Guangzhou, Shangai e Shenzhen; e as europeias Londres e Paris.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here