15.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Quase 1,5 mil árvores caíram desde janeiro na cidade de São Paulo

Entre janeiro e abril deste ano, 1.273 árvores caíram na capital paulista. Entre segunda-feira, 16, e esta terça-feira, 17, os fortes ventos derrubaram mais 189. Esse número só é superado pelas 1.617 árvores que caíram nos quatro primeiros meses do ano passado, quando mais de 500 árvores foram ao chão em menos de uma semana, durante temporal que se estendeu do fim de 2014 até os primeiros dias de 2015, mostram dados da Prefeitura de São Paulo.

“O número de árvores caídas varia de ano a ano porque depende da condição climática. No ano passado, tivemos muito mais chuva e ventos do que em 2014”, disse Fernanda Soliga Voltan, supervisora técnica da Coordenação de Subprefeituras e responsável pelo assoreamento do parque arbóreo. Se comparados os anos de 2015 e 2013, houve um aumento de 72% no total de árvores caídas. Já entre 2015 e 2014, o aumento foi de 41,5%.

Segundo Fernanda, as regiões tradicionalmente mais afetadas pela queda de árvores são a central (bairros da Subprefeitura da Sé), além da Vila Mariana, na zona sul, e de Pinheiros, na zona oeste. Nessas regiões, concentram-se as vegetações mais antigas da cidade, com idade em torno de 50 anos. O principal motivo para a queda das árvores, segundo a supervisora, são os ventos fortes. Também são comuns o corte de raízes por cidadãos que tentam nivelar a calçada e acabam danificando a base das plantas, a contaminação por doenças (pragas, cupins e fungos) e ainda a adequação do canteiro – ou seja, quando alguém planta uma muda em um canteiro pequeno fazendo com que ela cresça com limitação física.

A supervisora explica que os ventos da tempestade de segunda-feira, com mais de 50 km/h, foram “muito fortes” e “derrubaram até mesmo árvores sadias”. Até o fim da semana, a Prefeitura de São Paulo vai concluir um levantamento sobre a condição fitossanitária das árvores que caíram na tempestade. O parecer técnico vai indicar o número de plantas saudáveis.

* Com informações do jornal O Estado de São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS