21.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Metrô de Santiago será movido a energias renováveis a partir de 2018

A partir de 2018, 60% da energia usada pelo Metrô de Santiago, no Chile, será fornecida por meio de fontes solares ou eólicas. A medida foi anunciada pela presidente Michelle Bachelet nesta segunda-feira, dia 23.

Durante visita a uma estação da futura linha 3 do metrô da capital chilena, Bachelet disse que o projeto prevê a construção de uma usina fotovoltaica e outra eólica no Deserto do Atacama, norte do país. O investimento total será de US$ 500 milhões.

Na última quinta-feira, dia 19, a empresa estatal responsável pelo metrô assinou um contrato com as companhias encarregadas pelas obras das usinas, que deverão fornecer energia através do Sistema Interconectado Central (SIC), a principal rede de distribuição do Chile.

A empresa francesa Total Sun Power será responsável pela usina fotovoltaica “El Pelicano”, que vai gerar 62% da energia requerida pelo metrô, com uma potência de 111 megawatts (MW), o que equivale ao consumo de 100 mil lares. A companhia brasileira Latin America Power construirá o parque eólico de Suan Juan de Aceituno, que fornecerá 18% da energia usada pelo sistema.

A previsão é que, com o investimento em energias renováveis, o metrô reduzirá em 130 mil toneladas suas emissões de CO2, número menor do que as 159 mil toneladas produzidas no ano passado.

O metrô de Santiago tem 103 km e cinco linhas, além de duas outras em construção que devem somar mais 30 km de vias. A empresa tem 2,4 milhões de passageiros diários.

Fonte: UOL

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS