A empresa de consultoria e engenharia Poyry foi contratada pelo Metrô de São Paulo para fazer o serviço de gestão do financiamento internacional e acompanhamento das obras da segunda fase da Linha 4-Amarela, que inclui tanto a via permanente como as novas estações. A contratação de uma consultoria desse tipo é exigência do Banco Mundial, financiador das obras.
O Metrô contratou a Poyry via concorrência internacional, pelo valor de R$ 12 milhões. O contrato é válido por 44 meses. A Poyry será os “olhos” do Banco Mundial na obra.
As obras da segunda fase da Linha 4-Amarela começaram em 2012 e os contratos foram assinados no fim de 2011 com o consórcio Corsán-Corviam. Em julho de 2015, o Metrô rescindiu unilateralmente o acordo, alegando o não cumprimento por parte da construtora.
Quando completa, a Linha 4-Amarela vai operar da Luz à Vila Sônia, com um total de 14 quilômetros, 11 estações e demanda diária de 981 mil pessoas. Atualmente, a linha opera com nove quilômetros e sete estações, da Luz ao Butantã.
Fonte: Valor Econômico