Os usuários que trafegam pela rodovia Régis Bittencourt, entre São Paulo e Curitiba, contarão com a liberação de três túneis e um trecho de aproximadamente 4,5 quilômetros de pista nova na Serra do Cafezal, em Miracatu (SP), até o início do segundo semestre. Essa extensão corresponde a dois lotes, estão os 5 viadutos mais importantes da obra. Os três túneis já estão vazados e em fase final de obras.
As obras de duplicação seguem a todo vapor entre o km 348 e o km 361,5 – este é o trecho central da Serra – em ambos os sentidos da rodovia, totalizando a construção de 4 túneis e 24 novos viadutos. Atualmente, 100% do trecho previsto em contrato estão em obras, todos os lotes foram contratados e iniciados até 2015. Cerca de 1.500 pessoas trabalham nesta etapa das obras.
A maior concentração de frentes de obras está nos lotes 4 e 5, com serviços de terraplanagem para abertura das novas pistas, drenagem profunda (bueiros e galerias) revestimentos vegetais de taludes de cortes e aterros (encostas) e pavimentação. Nestes lotes, estão sendo construídos 19 viadutos, com execução de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura.
Não contando com acessos laterais em grande extensão da obra, a fundação dos viadutos está sendo em tubulões com base alargada e estacas raiz, pela impossibilidade de acessar equipamentos de grande porte. Os pilares são erguidos como prolongamento dos tubulões de fundação. As vigas longarinas de concreto são moldadas “in loco” apoiadas em cimbramento metálico, quando viável. O tabuleiro pode ter as lajes moldadas também “in loco” ou executado com vigas transversais e placas, ambas pré-moldadas, montadas por um guindaste de pequeno porte.
Para a construção dos quatro túneis, com extensão total de 1.800m, o sistema utilizado é o convencional NATM – New Austrian Tunnelling Method e alguns desembocam diretamente sob a rodovia existente. O quarto e último túnel está no km 349, com execução do emboque sul e norte.
Conclusão da duplicação em 2017
Dos nove trechos do total das obras, quatro já foram executados, o que representa quase 70% da duplicação. Os lotes 1, 2, 8 e 9 já estão em operação, que compreendem as duas extremidades da Serra – trecho do Distrito Barnabés e do Bairro Engano e o trecho do Bairro Santa Rita, no pé da serra. As obras estão em curso desde 2010 e já foram concluídos 17,5 quilômetros de pista nova, com a construção de nove viadutos. A perspectiva é concluir até fevereiro de 2017.
Confira o atendimento às Licenças Ambientais da Serra do Cafezal
http://www.autopistaregis.com.br/?link=noticias.ver&id=26297
Serra do Cafezal – Autorização de Supressão Vegetal
http://www.autopistaregis.com.br/?link=noticias.ver&id=26298
Serra do Cafezal – Autorização – Material Biológico
http://www.autopistaregis.com.br/?link=noticias.ver&id=26299