Projeto Bike da Firma troca vale-transporte por bicicleta

A mobilidade urbana é um tema que não pode mais ser deixado de lado! A urgência em pensarmos em novas possibilidades de locomoção dentro das grandes cidades é evidente quando vemos o tráfego de veículos piorar a cada dia. Novas soluções têm que ser discutidas, e isso não é mais opção.

Várias iniciativas no Brasil têm se mostrado bastante promissoras, como o projeto Bike da Firma, idealizado pela agência Señores de São Paulo, que tem como objetivo incentivar as empresas a substituir o vale-transporte ou uma vaga na garagem por bikes elétricas (e dobráveis!).

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Elas também são equipadas com um sensor em tempo real para um aplicativo de smartphone, que coleta informações no decorrer do trajeto e podem ser acompanhadas no site do projeto, onde, através de um ranking aberto, é possível ver quem são as pessoas que estão utilizando com mais frequência a bike, de forma a incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

O site ainda estimula os ciclistas para interagirem entre si e desafiarem-se para pedaladas.

O projeto começou em janeiro com uma campanha pra estimular as pessoas a pedalarem através de premiações que vão desde um chopp com amigos até vouchers que podem ser trocados por livros ou um curso de arquearia, por exemplo.

O Bike da Firma pode ser replicado para outras empresas, que se encarregam de pagar uma taxa mensal, enquanto o Bike da Firma se compromete com a estrutura e tecnologia necessárias para que os funcionários comecem a pedalar.

Assista a um vídeo que detalha um pouco mais sobre esse projeto sensacional:

Deixe um comentário