A linha Circular Turismo, que está funcionando em caráter experimental desde o dia 12 de março, terá alterações no seu percurso e nos horários a partir da próxima segunda-feira, 2 de maio. De acordo com a nova programação, a linha terá cinco partidas aos domingos, duas a mais que a operação atual.
A partir de agora, durante todos os dias da semana, os ônibus partirão da Praça da República, deixando de atender a Estação da Luz, que está parcialmente interditada em virtude de um incêndio no Museu da Língua Portuguesa, e o Mercado Municipal.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A alteração tornará as viagens mais rápidas e facilitará o acesso de turistas ao serviço, já que a Praça da República conta com uma Central de Informação Turística. A região também concentra agências de viagens, casas de câmbio e diversas atrações turísticas como a Biblioteca Mário de Andrade e o Theatro Municipal, além de fácil acesso ao Metrô e sistema de ônibus.
Os horários das partidas também serão alterados e passarão a ser feitos da seguinte forma:
– Segunda a sexta-feira às 9h00, 11h20 e 14h10.
– Sábados 8h00, 10h30 e 13h30.
– Domingos e feriados 10h00, 11h40, 13h20, 15h30 e 17h10
Durante o percurso, o usuário pode embarcar em qualquer parada:
Estádio Pacaembu
MASP e Casa das Rosas (exceto aos domingos em razão do Programa Ruas Abertas)
Parque do Ibirapuera
Centro Cultural São Paulo
Praça da Liberdade
Pateo do Collegio
Theatro Municipal
Nos pontos de embarque e desembarque estão instalados totens indicativos com informações via QR Code, que permite acompanhar em tempo real a chegada do veículo pelo celular. Os aplicativos Moovit e Coletivo também informam a localização dos ônibus.
Linha circular turismo
O sistema continua a funcionar de forma experimental e opera com um Bilhete Único exclusivo ao custo de R$ 40,00, com validade de 24 horas, contadas a partir do primeiro embarque. O bilhete é adquirido por cartão de crédito, débito ou dinheiro no ato do embarque, diretamente com o operador de bordo do veículo.
Além do transporte, o Bilhete Circular Turismo também dá direito a entrada em sete locais contemplados no trajeto: Catavento Cultural, Estação Pinacoteca, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado e Museu de Arte Moderna. No Museu de Arte de São Paulo, o visitante que portar o Bilhete Circular Turismo será liberado das filas.
O trajeto é feito em ônibus de dois andares com capacidade para 60 passageiros, acessibilidade e sistema Wi-Fi. Os coletivos são conduzidos apenas por mulheres, como forma de incentivar a participação feminina no mercado de trabalho.
O passageiro tem à sua disposição áudio explicativo em três idiomas (português, inglês e espanhol), ativado por GPS em cada um dos pontos turísticos, e recebe um folheto com o roteiro apresentando informações sobre a história, arquitetura e cultura da capital paulista. Nesse material há indicação de como chegar ao Mercado Municipal (a partir do Pateo do Collegio) e à Região da Luz, a partir do Metrô República.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes por meio da São Paulo Transporte em parceria com a São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos). A concessionária responsável é a Sambaíba.
Mais informações no site www.cidadedesaopaulo.com/circularturismo