Suspeitos fizeram dois arrastões em trens da CPTM nesta semana, na Grande São Paulo. Os criminosos embarcaram, roubaram as pessoas dentro dos vagões e fugiram. Um dos arrastões aconteceu na linha 7-Rubi, na segunda-feira (28), o outro, na linha 12-Safira, na terça-feira (29). Ninguém foi preso.
Um dos passageiros que estava no trem no momento do arrastão contou à reportagem do telejornal Bom Dia São Paulo da TV Globo que o crime na Linha 7-Rubi ocorreu na segunda-feira (28), por volta de 21h30. Na estação Perus, três suspeitos anunciaram o assalto e mostrado armas. Os passageiros que estavam no vagão foram obrigados a entregar celulares, segundo a vítima. Os assaltantes então fugiram correndo pelos trilhos com os pertences dos passageiros. Ainda de acordo com o passageiro, o crime ocorreu no último vagão da composição.
A CPTM informou que o outro crime ocorreu na terça-feira (29), quando quatro pessoas, uma delas armada, entraram em um trem da Linha 12-Safira, na estação Jardim Romano, após às 23h. Eles roubaram celulares de três usuários e fugiram pela via férrea.
A CPTM diz que há agentes uniformizados e sem uniforme em todas as estações, além de circuito de segurança. As imagens do interior dos vagões e da estação serão entregues à polícia para auxiliar nas investigações do crime. A empresa orienta o passageiro a enviar SMS Denúncia para o número 97150-4949 caso perceba qualquer comportamento inadequado.
Veja a nota da CPTM:
“A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que na noite desta terça-feira (29/3), por volta das 23h30, quatro indivíduos, um deles armado, entraram em um trem da Linha 12-Safira, que estava na plataforma da estação Jardim Romano. Eles roubaram celulares de três usuários e fugiram pela ponta da plataforma, pela via férrea, em direção a uma passarela externa.
As vítimas informaram os seguranças da estação, mas recusaram acompanhamento à delegacia, para registrar o Boletim de Ocorrência. As imagens do interior do trem e da estação estão sendo resgatadas e serão disponibilizadas à Autoridade Policial responsável pela apuração da ocorrência.
Em relação a ocorrência registrada na segunda-feira (28/3), por volta das 21h50, três indivíduos que estavam no último carro de um trem que seguia na linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), sentido Francisco Morato, roubaram celulares de quatro usuários. A equipe de Segurança da CPTM foi acionada, e os infratores desembarcaram na estação Perus, fugindo pela via férrea. As vítimas foram ao Delpom, acompanhadas dos seguranças, registrar boletim de ocorrência. A CPTM está colaborando com a Polícia para a identificação dos infratores.
A CPTM conta com agentes uniformizados, em todas as estações do sistema, além de rondas com agentes descaracterizados (sem uniforme) e possui circuito de segurança interno, com mais de 5 mil câmeras instaladas em trens e estações de toda a rede. Outra ferramenta importante é o serviço de SMS-Denúncia (97150-4949), que garante total anonimato ao denunciante. A orientação é para que o passageiro ao perceber qualquer comportamento inadequado denuncie o suspeito imediatamente por meio do serviço SMS-Denúncia. A mensagem é recebida no Centro de Controle de Segurança, que destaca os agentes mais próximos para verificação imediata e providências.”
O site Portal Jaraguá recebeu em 28/03 um relato do arrastão ocorrido na Linha 7-Rubi:
“Boa noite, minha mãe estava no trem agora a noite sentido Francisco Morato, Entre Piqueri e Pirituba fizeram um arrastão, levaram celulares, alianças, relógios, tudo… Avisem para todos ficarem espertos, sem celulares na mão mesmo no trem!!! não ta fácil, não tinha nenhum guarda no vagão, a maioria era mulher. isso…umas 20:15 ela estava sentido morato, ia descer na vl aurora. eles roubaram quase todo mundo no vagão, qdo chegou em Pirituba desceram correndo. Segundo ela, eles escondiam a arma em baixo das camisas, eram menores de idade. ela estava em uns bancos mais afastados, ela e mais quatro pessoas não deu tempo de eles levarem nada… por isso ela não fez o b.o mas várias pessoas foram assaltados, levaram alianças, celulares..tdo q está ao alcance. eram dois assaltantes. realmente está terrível.. neste último sábado o carro de um conhecido foi roubado ali perto do Mercado Sandra, no jd Ipanema.. realmente da medo”
Os roubos nos trens da CPTM não são casos isolados, a página Pirituba Net recebeu em 22/03 o relato abaixo da passageira Suellen:
“Queria deixar um alerta para todos que pegam trem na linha 7 Rubi. Uma noite eu estava vindo embora sentido Francisco Morato por volta das 22.40 h quando o trem parou na Lapa. Um menino bem magrelo, alto, moreno e de boné vermelho veio até a minha janela, que estava fechada e logo imaginei que tentaria pegar meu celular. Quando o trem fechou as portas, ele meio que ficou de costas para a janela que estava aberta, e quando o trem estava saindo ele enfiou a mão, pegou o celular de uma moça e saiu correndo. Hoje quando eu estava na Lapa de novo vi o mesmo moleque com outros 3 e logo imaginei que roubariam outra pessoa. Só que eles entraram no trem, fiquei de olho neles, passou Piqueri, Pirituba e nada aconteceu, mas quando o trem parou na Vila Clarice, que é uma estação escura e não tem uma alma viva, eles desceram e 3 deles foram andando beirando o trem, e assim que as portas fecharam eles roubaram outra pessoa. Peço que as pessoas que sentam próximo às janelas, principalmente naquele trem cinza, o pequeno, tomem muio cuidado, pois eles estão roubando em estações diferentes. Bom, é isso, que tomem cuidado com estes moleques infelizes e vagabundos que não tem o que fazer”.
Reportagem da Rádio CBN sobre os arrastões:
Matéria do Jornal da Gazeta:
Aplicativo HelpMe
Se alguém identificar suspeitos ou alguma coisa estranha e tiver oportunidade, pode usar o aplicativo HelpMe para enviar uma denúncia em menos de 10 segundos. O aplicativo existe para as plataformas iOS e Android (www.apphelpme.com.br).