17.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Suspeitos fazem arrastão em trens da CPTM

Suspeitos fizeram dois arrastões em trens da CPTM nesta semana, na Grande São Paulo. Os criminosos embarcaram, roubaram as pessoas dentro dos vagões e fugiram. Um dos arrastões aconteceu na linha 7-Rubi, na segunda-feira (28), o outro, na linha 12-Safira, na terça-feira (29). Ninguém foi preso.

Um dos passageiros que estava no trem no momento do arrastão contou à reportagem do telejornal Bom Dia São Paulo da TV Globo que o crime na Linha 7-Rubi ocorreu na segunda-feira (28), por volta de 21h30. Na estação Perus, três suspeitos anunciaram o assalto e mostrado armas. Os passageiros que estavam no vagão foram obrigados a entregar celulares, segundo a vítima. Os assaltantes então fugiram correndo pelos trilhos com os pertences dos passageiros. Ainda de acordo com o passageiro, o crime ocorreu no último vagão da composição.

A CPTM informou que o outro crime ocorreu na terça-feira (29), quando quatro pessoas, uma delas armada, entraram em um trem da Linha 12-Safira, na estação Jardim Romano, após às 23h. Eles roubaram celulares de três usuários e fugiram pela via férrea.

A CPTM diz que há agentes uniformizados e sem uniforme em todas as estações, além de circuito de segurança. As imagens do interior dos vagões e da estação serão entregues à polícia para auxiliar nas investigações do crime. A empresa orienta o passageiro a enviar SMS Denúncia para o número 97150-4949 caso perceba qualquer comportamento inadequado.

Veja a nota da CPTM:

“A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informa que na noite desta terça-feira (29/3), por volta das 23h30, quatro indivíduos, um deles armado, entraram em um trem da Linha 12-Safira, que estava na plataforma da estação Jardim Romano. Eles roubaram celulares de três usuários e fugiram pela ponta da plataforma, pela via férrea, em direção a uma passarela externa.

As vítimas informaram os seguranças da estação, mas recusaram acompanhamento à delegacia, para registrar o Boletim de Ocorrência. As imagens do interior do trem e da estação estão sendo resgatadas e serão disponibilizadas à Autoridade Policial responsável pela apuração da ocorrência.

Em relação a ocorrência registrada na segunda-feira (28/3), por volta das 21h50, três indivíduos que estavam no último carro de um trem que seguia na linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), sentido Francisco Morato, roubaram celulares de quatro usuários. A equipe de Segurança da CPTM foi acionada, e os infratores desembarcaram na estação Perus, fugindo pela via férrea. As vítimas foram ao Delpom, acompanhadas dos seguranças, registrar boletim de ocorrência. A CPTM está colaborando com a Polícia para a identificação dos infratores.

A CPTM conta com agentes uniformizados, em todas as estações do sistema, além de rondas com agentes descaracterizados (sem uniforme) e possui circuito de segurança interno, com mais de 5 mil câmeras instaladas em trens e estações de toda a rede. Outra ferramenta importante é o serviço de SMS-Denúncia (97150-4949), que garante total anonimato ao denunciante. A orientação é para que o passageiro ao perceber qualquer comportamento inadequado denuncie o suspeito imediatamente por meio do serviço SMS-Denúncia. A mensagem é recebida no Centro de Controle de Segurança, que destaca os agentes mais próximos para verificação imediata e providências.”

O site Portal Jaraguá recebeu em 28/03 um relato do arrastão ocorrido na Linha 7-Rubi:

Boa noite, minha mãe estava no trem agora a noite sentido Francisco Morato, Entre Piqueri e Pirituba fizeram um arrastão, levaram celulares, alianças, relógios, tudo… Avisem para todos ficarem espertos, sem celulares na mão mesmo no trem!!! não ta fácil, não tinha nenhum guarda no vagão, a maioria era mulher. isso…umas 20:15 ela estava sentido morato, ia descer na vl aurora. eles roubaram quase todo mundo no vagão, qdo chegou em Pirituba desceram correndo. Segundo ela, eles escondiam a arma em baixo das camisas, eram menores de idade. ela estava em uns bancos mais afastados, ela e mais quatro pessoas não deu tempo de eles levarem nada… por isso ela não fez o b.o mas várias pessoas foram assaltados, levaram alianças, celulares..tdo q está ao alcance. eram dois assaltantes. realmente está terrível.. neste último sábado o carro de um conhecido foi roubado ali perto do Mercado Sandra, no jd Ipanema.. realmente da medo”

Os roubos nos trens da CPTM não são casos isolados, a página Pirituba Net recebeu em 22/03 o relato abaixo da passageira Suellen:

“Queria deixar um alerta para todos que pegam trem na linha 7 Rubi. Uma noite eu estava vindo embora sentido Francisco Morato por volta das 22.40 h quando o trem parou na Lapa. Um menino bem magrelo, alto, moreno e de boné vermelho veio até a minha janela, que estava fechada e logo imaginei que tentaria pegar meu celular. Quando o trem fechou as portas, ele meio que ficou de costas para a janela que estava aberta, e quando o trem estava saindo ele enfiou a mão, pegou o celular de uma moça e saiu correndo. Hoje quando eu estava na Lapa de novo vi o mesmo moleque com outros 3 e logo imaginei que roubariam outra pessoa. Só que eles entraram no trem, fiquei de olho neles, passou Piqueri, Pirituba e nada aconteceu, mas quando o trem parou na Vila Clarice, que é uma estação escura e não tem uma alma viva, eles desceram e 3 deles foram andando beirando o trem, e assim que as portas fecharam eles roubaram outra pessoa. Peço que as pessoas que sentam próximo às janelas, principalmente naquele trem cinza, o pequeno, tomem muio cuidado, pois eles estão roubando em estações diferentes. Bom, é isso, que tomem cuidado com estes moleques infelizes e vagabundos que não tem o que fazer”.

Reportagem da Rádio CBN sobre os arrastões:

Matéria do Jornal da Gazeta:

Aplicativo HelpMe

Se alguém identificar suspeitos ou alguma coisa estranha e tiver oportunidade, pode usar o aplicativo HelpMe para enviar uma denúncia em menos de 10 segundos. O aplicativo existe para as plataformas iOS e Android (www.apphelpme.com.br).

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS