24.6 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

No Dia Mundial da Saúde, EMTU mobiliza dois terminais metropolitanos de São Paulo para ações de prevenção e orientação

Na mesma data, 7 de abril (quinta-feira), quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, os terminais metropolitanos de São Mateus, na zona leste, e Jabaquara, na zona sul, serão palco de ações importantes de prevenção, orientação e testes envolvendo diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e câncer de mama. Nos dois locais, circulam cerca de 150 mil usuários/dia.

Pela primeira vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o Diabetes como tema do Dia Mundial da Saúde, ampliando a possibilidade de divulgar os cuidados necessários para combater uma doença em que o Brasil já se coloca como quarto país com maior número de portadores no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes no país e aparecem 500 novos casos por dia. Em 2012, o diabetes foi a causa de 1,5 milhões de mortes e acredita-se que, em 2030, será a sétima causa de óbito no mundo.

Diante deste cenário, a EMTU/SP, ao lado da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) Brasil promoverá sensibilização das pessoas sobre o tema, testes de glicemia gratuitos e orientação em diabetes para todas as pessoas que transitarem no Terminal Metropolitano do Jabaquara, entre 9h e 12h.

Câncer de mama, doenças sexualmente transmissíveis e Aids

Na véspera do Dia Mundial do Câncer (8 de abril), o Terminal Metropolitano São Mateus receberá pela manhã representantes da Associação Rosa Mulher, que vão esclarecer dúvidas das usuárias sobre o câncer de mama, além de orientá-las para o autoexame. Equipe do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, ligado a Secretaria Municipal da Saúde, distribuirá kits às mulheres com informativos, preservativos e gels para o sexo seguro. Os insumos também estarão disponíveis para os demais passageiros.

À tarde, no Terminal São Mateus, o foco será a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante.

O comportamento de risco para Aids aumentou entre os brasileiros. Estudo do Ministério da Saúde revela que em cinco anos dobrou o número de pessoas com mais de 10 parceiros sexuais durante a vida. O uso de preservativos, porém, continua muito baixo com parceiros casuais. Em quase metade dos relacionamentos os parceiros não utilizam camisinha, revela o relatório.

O uso do preservativo e a realização de exames periódicos ajudam a minimizar a incidência da doença. Em 2015, 81 mil brasileiros começaram a se tratar – um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos, número recorde de pessoas em tratamento de HIV e Aids.

Serviço:

1)Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira – Jabaquara – São Paulo – SP
Teste de Diabetes e distribuição de folhetos
Horário: das 9 às 12 horas

2)Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP
– Distribuição de folhetos e orientação sobre o auto exame de câncer de mama.
Horário: das 9 às 14 horas
– Distribuição de kits com preservativos, gels e folhetos educativos sobre AIDS e doenças sexualmente transmissíveis.
Horário: das 14 às 17 horas.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS