A partir desta segunda-feira (07/03), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam novo trecho de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Giovanni Gronchi, com 1,4 km, entre as avenidas Guilherme Dumont Villares e Carlos Caldeira Filho. O novo trecho possibilitará a conexão entre as faixas exclusivas de ônibus já existentes na Avenida, entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e a Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, e entre as avenidas Carlos Caldeira Filho e João Dias.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
A implantação da faixa exclusiva ocorrerá nos seguintes trechos:
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido João Dias, entre a Avenidas Dr. Guilherme Dumont Villares e Rua Alexandre Archipenko, faixa exclusiva à direita, funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00;
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido João Dias, entre a Rua Alexandre Archipenko e Avenida Carlos Caldeira Filho, faixa exclusiva à esquerda, funcionamento em período integral;
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido estádio do Morumbi, entre a Rua Alberto Augusto Alves e Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, faixa exclusiva à direita, funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00;
Com estes 1,4 km somados aos 800 metros, nas ruas Centro Africana, Acari e Castro Verde, também implantadas a partir de 07/03, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 502,5 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.
População beneficiada
Pela Avenida Giovanni Gronchi circulam 13 linhas de ônibus municipais, numa frequência de 85 ônibus/hora, que transportam 146 mil pessoas por dia, em média.
Alterações no sistema viário
A implantação do novo trecho ocorrerá em conjunto com a alteração da faixa exclusiva de ônibus existente, após a Rua Alexandre Archipenko no sentido da Ponte João Dias, que será remanejada do lado direito para o lado esquerdo da via.
Esta mudança de posicionamento da faixa acarretará as seguintes alterações para o transporte coletivo:
A supressão de um abrigo do ponto de parada situado na Avenida Giovanni Gronchi, frente ao nº 6291;
O remanejamento de um abrigo situado na Avenida Giovanni Gronchi, do nº 6.975 para o nº 6.701;
A supressão de um ponto de madeira na Avenida Giovanni Gronchi, nº 6582 (sentido estádio para a Av. João Dias);
A implantação de um ponto de parada na Rua José Ramon Urtiza, nº 44 X Av. Giovanni Gronchi;
Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação de duas semanas, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 21/03, começam as autuações a quem desrespeitar a nova faixa exclusiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.