Obras da Linha 13-Jade da CPTM avançam com içamento de vigas

O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta terça-feira (29) o içamento de duas vigas ao longo do trecho em elevado da Linha 13-Jade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em implantação. Essa linha ligará a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e terá 12,2 km de extensão. “Hoje vamos lançar mais uma viga. Estamos com as obras das estações com mais de 30% já executada”, disse.

“Atualmente estamos com 2.500 trabalhadores nessa linha, que começa em Engenheiro Goulart e chega até a Linha 12-Safira e vem até o Aeroporto Internacional”, explicou o governador.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Os trabalhos estão concentrados no momento nas estações Engenheiro Goulart, Parque Cecap e Aeroporto de Guarulhos, na implantação do trecho em elevado e no remanejamento da área em superfície da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) para que seja feita a parte inicial da Linha 13, além das obras de ampliação das passagens inferiores de Engenheiro Goulart e Jardim Piratininga.

    O trecho em elevado começa no entroncamento com a Linha 12-Safira, nas proximidades do centro de treinamento do Corinthians, e prossegue por 700 metros após a estação Aeroporto-Guarulhos. Nesse trecho, além da execução de estacas, blocos de fundação, pilares e travessas, também já foram içadas 296 vigas pré-moldadas e concretados os trechos onde posteriormente será implantada a via férrea.

    Até o final da obra, serão içadas mais 488 vigas, totalizando 784, que sustentarão 7,9 km em elevado. Cada viga mede 31 metros de extensão e pesa 96,8 toneladas. Também já foi iniciada a estrutura da ponte sobre o Rio Tietê.

    O projeto beneficiará os moradores tanto de Guarulhos quanto da Capital, principalmente a população usuária do transporte público. A demanda projetada indica que a nova linha deverá atender inicialmente cerca 130 mil passageiros por dia útil.

    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva
    Foto: A2img/Eduardo Saraiva

    Deixe um comentário