Uma pesquisa sobre a satisfação dos clientes feita pela SPTrans mostra a insatisfação quanto a motoristas e cobradores. Cerca de 50% das queixas dizem respeito ao atendimento prestado pelos funcionários.
No geral, considerando outras queixas, o número de reclamações caiu. No ano passado foram registradas 48.393 reclamações contra o sistema municipal de transportes. Isso é 28,29% menos do que em 2014.
Entre as reclamações estão o fato de os motoristas não atenderem os sinais de embarques e desembarques (24,5%), direção perigosa (11,3%) e ainda conduta inadequada (13,9%).
Além disso, 17,3% dos entrevistados reclamaram que acham o intervalo entre as linhas é excessivo.
O sindicato das empresas de ônibus disse que todos os operadores participam de cursos de direção defensiva, direção segura e urbanidade. Afirmou ainda que, quando ocorre alguma infração ou má conduta, eles recebem atendimento individualizado e acompanhamento psicológico.
Mulheres
Uma linha de ônibus da Zona Sul, a 609J-10, trocou os motoristas homens por mulheres ao volante. A linha atende a região de São Judas. As reclamações caíram, segundo a empresa que opera a linha. A ‘linha das mulheres’ transporta todos os dias quase 2 mil passageiros.
A motorista Kelly Santos afirma que está há 15 dias na função. “Senhoras bateram palmas quando entraram. Fiquei emocionada”, disse.
Fonte: G1 São Paulo