Sistema CBTC passa a operar em dias da semana na Linha 2-Verde do Metrô

O sistema de controle de trens baseado em comunicação (conhecido pela sigla CBTC) passou a ser usado durante a semana na Linha 2-Verde, que liga as estações Vila Prudente, na zona leste, a Vila Madalena, na zona oeste.

O sistema, em substituição ao antigo ATC, era testado aos finais de semana, quando a Linha 2-Verde tem movimento reduzido. A mudança foi notada nos trens modernizados da frota J, que possuem configuração para operar com esta tecnologia.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Posteriormente, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha deverão começar a testar o CBTC. Quando tiver esse recurso em funcionamento será possível reduzir os intervalos entre os trens com segurança, visto que o ATC tem limitações técnicas.

    O Metrô adquiriu a nova sinalização da empresa Alstom em 2008 e previa a implantação da operação para 2010, porém a operação ocorreu apenas entre as estações Vila Prudente e Sacomã, desde a inauguração das estações. A funcionalidade poderá aumentar a capacidade de transportar mais passageiros com segurança e conforto.

    Nas linhas 4-Amarela e 15-Prata o sistema já foi concebido desde o início da operação de ambas as linhas.

    Deixe um comentário