17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Reparos emergenciais no Viaduto Santo Amaro causam bloqueios na Zona Sul

O tráfego de veículos e o itinerário de 25 linhas de ônibus foi alterado por causa do bloqueio de um trecho da Avenida dos Bandeirantes para reparos emergenciais no Viaduto Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo (veja abaixo opções de desvio para carros e novos itinerários dos ônibus). A interdição ocorre por causa de um grave acidente entre um caminhão bi trem e um caminhão tanque carregado com gasolina, que explodiu no sábado (13).

A Avenida dos Bandeirantes é uma importante ligação entre a Marginal Pinheiros e o sistema Anchieta-Imigrantes, que leva o motorista para as praias do litoral Sul de São Paulo. Também possibilita o acesso para o Aeroporto de Congonhas e ao Corredor Norte-Sul. Além disso, é um dos principais caminhos para quem vem ou vai para o ABC.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a circulação de veículos na Avenida dos Bandeirantes deve ser liberada parcialmente na madrugada desta segunda-feira (16). Enquanto isso, a avenida está interditada na altura da Rua Ribeiro do Vale, sentido Marginal Pinheiros/Rodovia dos Imigrantes, e na Alameda dos Tupiniquins, sentido Rodovia dos Imigrantes/Marginal Pinheiros. As duas faixas do Viaduto Santo Amaro também estão bloqueadas, mas por tempo indeterminado.

Desvio Avenida dos Bandeirantes (sentido Marginal Pinheiros/Rodovia dos Imigrantes)

Seguir pela Rua Guaraiuva, Rua Padre Antonio José dos Santos, Avenida Vieira de Morais, Avenida Vereador José Diniz e Avenida dos Bandeirantes;

Desvio Avenida dos Bandeirantes (sentido Rodovia dos Imigrantes/Marginal Pinheiros)

Seguir pela Alameda dos Guaramomis, Avenida dos Imarés, Alameda dos Tupiniquins, Avenida dos Bandeirantes – sentido Imigrantes, acesso lateral Viaduto João Julião da Costa Aguiar, Avenida Washington Luís, Avenida Jornalista Roberto Marinho e Marginal Pinheiros;

Desvio Avenida Santo Amaro (sentido Bairro/Centro)

Seguir pela Avenida Vieira de Morais, Avenida Vereador José Diniz e Avenida Santo Amaro. Os veículos com destino à Marginal Pinheiros poderão seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho;

Desvio Avenida Santo Amaro (sentido Centro/Bairro)

Seguir pela Rua Cabo Verde, Avenida dos Bandeirantes, à esquerda na rua Guaraiuva, a partir daí, os veículos com destino à Avenida Santo Amaro deverão entrar a esquerda e os veículos com destino à marginal poderão seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Desvios nos itinerários de ônibus

A SPTrans organizou desvios de itinerários para as linhas de ônibus que trafegam pelo trecho. Ao todo, são 25 linhas que circulam pelo local do acidente na Avenida dos Bandeirantes, altura do Viaduto Santo Amaro:

(5111-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Parque Dom Pedro II
(5131-10) Cidade Ademar – Terminal Parque Dom Pedro II
(5154-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Princesa Isabel
(516N-10) Jardim Miriam – Praça Dom Gastão
(637G-10) Grajau – Pinheiros
(637G-51) Jardim Eliana – Pinheiros
(637J-10) Vila São José – Pinheiros
(637P-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Pinheiros
(6400-10) Terminal João Dias – Terminal Bandeira
(6414-10) Socorro – Terminal Bandeira
(6418-10) Real Parque – Brooklin Novo
(6418-31) Real Parque – Brooklin Novo
(6422-10) Vila Cruzeiro – Terminal Bandeira
(6450-10) Terminal Capelinha – Terminal Bandeira
(6450-21) Terminal Capelinha – Itaim Bibi
(6450-51) Valo Velho – Terminal Bandeira
(6500-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Bandeira
(6505-10) Terminal Guarapiranga – Terminal Bandeira
(669A-10) Terminal Santo Amaro – Terminal Princesa Isabel
(6913-10) Terminal Varginha – Terminal Bandeira
(6913-21) Terminal Varginha – Itaim Bibi (Circular)
(709G-10) Terminal Guarapiranga – Itaim Bibi
(7550-10) Terminal Santo Amaro – Metrô Santa Cecília
(856R-10) Lapa – Socorro
(n701-11) Terminal Santo Amaro – Terminal Parque Dom Pedro II (noturna)

Desvio Sentido Bairro-Centro

Av. Santo Amaro, Rua Demóstenes, Av. Vereador José Diniz, Av. Ibirapuera, Alameda dos Jurupis, Av. Moaci, Av. Bem-te-vi, Alameda dos Aruanás, Av. Cotovia, Av. Santo Amaro – a partir deste ponto cada linha retorna ao seu trajeto habitual.

Desvio Sentido Centro-Bairro

Av. Santo Amaro, Rua Iraúna, Av. dos Bandeirantes, Rua Alvorada, Rua Doutor Manoel da Rocha, Rua Conceição de Monte Alegre, Rua Texas, Rua Guaraiuva, Av. Padre José dos Santos, Av. Santo Amaro – a partir deste ponto cada linha retorna ao seu trajeto habitual.

Escoramento

O escoramento com estruturas metálicas é lento e delicado, segundo o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Milton Persoli, que acompanha os trabalhos no local. Segundo ele, a Bandeirantes só será liberada após um parecer técnico confirmar a segurança do local para a passagem dos veículos. A liberação do tráfego na Bandeirantes, no entanto, deve ser feita apenas por algumas faixas.

Escoramento e limpeza

Desde a noite de sábado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras trabalha para fazer o escoramento da estrutura do viaduto, que foi abalado por causa do acidente e a explosão após a batida. Os engenheiros da Prefeitura também vão providenciar a limpeza do local.

É possível que a parte do meio do viaduto tenha que ser demolida, de acordo com a secretaria. A interdição do viaduto continuará até que um estudo decida o que será feito. Quanto aos danos no viaduto, o Departamento Jurídico do Município vai avaliar se cabe a cobrança ao motorista que causou o acidente.

* Atualização: 16h19

Fonte: G1 São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS