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terça-feira, abril 16, 2024

Recarga do Bilhete Único: Empresas, Idec, Metrô, problemas e soluções

Os passageiros do transporte público estão perdendo mais tempo nas filas para a recarga do Bilhete Único ou para a compra da passagem nas bilheterias do Metrô do que nos deslocamentos que farão pela cidade de São Paulo. O problema se arrasta há quase três meses nas diversas estações de Metrô.

A longa espera foi agravada no começo de dezembro, quando a Rede Ponto Certo pôs fim ao serviço de autoatendimento em estações e terminais de ônibus.

Líder do setor, a empresa decidiu cancelar também os guichês com atendentes para recarga do Bilhete Único. Sua explicação: a baixa taxa bruta de remuneração pela atividade, que foi de 1,82% em novembro passado.

A Rede Ponto Certo detinha 55% dos cerca de 9 mil pontos de atendimento ao usuário na cidade – inclusive em pontos comerciais, como padarias.

A situação piorou depois da alta da tarifa, de R$ 3,50 para R$ 3,80, em janeiro.

O Metrô passou a ter problemas para dar troco – chegou até a cobrar menos em estações por não ter moedas.

Assim, quem abandonava a fila dos terminais de autoatendimento do Bilhete Único só trocou a área de espera – mesmo se quiser pagar a passagem em dinheiro e abrir mão dos benefícios do cartão.

IDEC

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) encaminhou notificação às autoridades estaduais e municipais na semana passada para cobrar a normalização da recarga de cartões eletrônicos – usados em 90% das viagens pagas em metrô e ônibus.

O Instituto pediu ainda abatimento de preço por vício nos serviços até que a situação seja regularizada.

O Metrô afirma que não consegue abrir mais guichês exatamente pela falta de troco, que ressalta ser um problema geral do país. Nesta semana, ele abriu, em caráter experimental, seu primeiro posto de troca de moedas, na Sé.

EMPRESAS

O processo de reposição dos pontos “abandonados” pela Rede Ponto Certo está em andamento, mas só tende a ser concluído no fim de março. Após esse período, nova licitação será iniciada para complementar a rede de recarga de Bilhete Único no Metrô.

No ano passado, após ser informado de que a Rede Ponto Certo não continuaria a operar os guichês, a companhia gerenciada pelo governo Geraldo Alckmin fez duas licitações para locação de espaços para esse serviço. A última delas em novembro, sem que houvesse interessados.

Caso desejem instalar guichês ou terminais de autoatendimento no Metrô, as prestadoras de serviço precisam pagar aluguel e oferecer um percentual variável sobre as vendas. Antes disso, precisam se credenciar na SPTrans, que paga comissões de 0,8% a 3%, dependendo do tipo de Bilhete Único.

Além da Rede Ponto Certo, há outras oito companhias nesse ramo em São Paulo, embora nenhuma tenha seu tamanho ou capilaridade.

METRÔ

O Metrô afirmou que, desde o fim de 2015, vem adotando uma série de medidas para facilitar a compra e recarga de créditos do Bilhete Único em suas estações.

“Para atender o ‘abandono’ da Rede Ponto Certo do contrato, novas empresas que realizam o serviço foram chamadas e, atualmente, todas as estações contam com pelo menos um equipamento para recarga.”

O Metrô informou ainda que, em três estações (Tietê, Barra Funda e Jabaquara), ampliou o número de guichês para atender os passageiros nos horários de pico e que, em outras seis estações (Sé, Tatuapé, Itaquera, Paraíso, Consolação e Ana Rosa), há guichês exclusivos para quem tem dinheiro trocado.

Segundo um levantamento feito, nas estações Tietê e Jabaquara, o número de usuários comprando passagens na bilheteria aumentou em cinco mil pessoas.

A estatal admitiu também que “a falta de moedas é o principal causador das filas nas bilheterias do Metrô” e que “o Banco Central inclusive admite a escassez de moedas em circulação”.

A SPTrans, por sua vez, declarou que trabalha “em conjunto com o Metrô para que novos equipamentos estejam disponíveis aos passageiros o mais rápido possível”.

ONDE CARREGAR O BILHETE ÚNICO

Loja virtual

Compra de créditos pela loja virtual da SPTrans, porém é preciso passar o cartão em leitor especial nas estações para validar o saldo.

Lojas físicas

É possível adquirir os cartões em duas lojas da SPTrans:
– Rua Augusta, 449, das 8h às 16h30 – Consolação;
– Rua Frederico Abranches, 168/172 das 8h às 16h30 – Santa Cecília;

Postos autorizados

40 pontos da SPTrans fazem a recarga dos bilhetes.

Pontos de venda

8.000 lotéricas, bancas de jornal, farmácias e padarias também podem recarregar o cartão.

Encontre o posto de recarga mais próximo buscando o endereço aqui.

Aplicativos

Recarga através do aplicativo da Rede Ponto Certo ou Zuum Vivo.

CRONOLOGIA DO PROBLEMA

12/12/2015
Rede Ponto Certo põe fim ao serviço de autoatendimento em estações e terminais de ônibus, além de cancelar também os guichês com atendentes para recarga do Bilhete Único.

15/12/2015
Passageiros reclamam de filas após a Rede Ponto Certo pôr fim ao serviço de autoatendimento. Na época, das 61 estações de metrô, 21 tinham pontos de venda fora de funcionamento.

09/01/2016
Tarifa do transporte público paulistano é reajustada de R$ 3,50 para 3,80. Sem moedas para troco, o Metrô chegou até a cobrar menos em algumas estações.

20/01/2016
Passageiros recorrem a ambulantes que têm cartões do Bilhete Único Diário e cobram R$ 4 por passagem, para não ter que ficar em fila de recarga.

PRAZO

O prazo previsto pelo Metrô para conclusão do processo de reposição dos pontos abandonados pela Rede Ponto Certo é para o final de março. Após esse período, nova licitação será iniciada para complementar a rede de recarga de Bilhete Único.

“A partir de março, quando a situação estiver normalizada, 26 estações voltarão a ter esse ponto de venda. Nós estamos também estudando a possibilidade de usar outras máquinas que nós temos disponíveis para vender um outro bilhete, que é utilizado no sistema, que é o bilhete BOM”, afirmou José Carlos Nascimento, diretor de finanças do Metrô.

O Metrô promete que serão instaladas 46 novas máquinas em 64 terminais para consulta de saldo e recarga.

* Com informações do jornal Folha de São Paulo e portal G1

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