A circulação de trens da Linha 8-Diamante da CPTM foi interrompida, na noite desta quinta-feira (4), entre as estações Júlio Prestes e Imperatriz Leopoldina, depois de uma falha no sistema de energia elétrica. O problema começou por volta das 19h30 e pode ter sido causado por um princípio de incêndio em alguma subestação.
Na estação Presidente Altino os passageiros que estavam a bordo de um trem que tinha acabado de sair da plataforma, tiveram que desembarcar na via e caminhar de volta até a estação. Na mesma estação, as plataformas tiveram os sentidos alterados, pois é dividida com os trens da Linha 9-Esmeralda. Esta última ficou com os trens circulando apenas entre as estações Presidente Altino e Grajaú, pois na estação Osasco usavam os trilhos da Linha 9 para a circulação dos trens da Linha 8. Os passageiros relatavam muita desinformação por parte dos funcionários da CPTM no local.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Às 19h50, ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) faziam a movimentação de passageiros entre as estações do trecho paralisado. Os ônibus saiam da estação Barra Funda e faziam desembarque nas estações Lapa, Domingos de Moraes, Imperatriz Leopoldina e Presidente Altino. No mesmo horário, técnicos trabalhavam em reparos na via.
Às 21h15, parte da linha já havia voltado ao normal, mas a circulação entre as estações Júlio Prestes e Itapevi seguia com menor velocidade e intervalos maiores.
Apenas por volta de 21h55 o problema foi resolvido e a circulação dos trens entrou em processo de normalização.